terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

ÚLTIMA HORA - Luxemburgo: Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Wiltz vandalizado

Na noite de sábado para domingo, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Wiltz foi alvo de actos de vandalismo. A notícia é avançada por um morador daquela localidade no site de jornalismo cidadão mywort.lu, e consta no relatório da polícia daquela localidade de domingo.

"A imagem de Nossa Senhora foi desfigurada e vandalizada com desenhos e palavras de ordem satânica e racista", escreve Marcel Schweig naquele site dinamizado pelo grupo Saint-Paul Luxembourg, a mesma casa de edição do CONTACTO.

O cidadão-repórter escreve que sobre a imagem de Nossa Senhora foram desenhadas suásticas (cruzes nazi) e sobre as placas comemorativas com os nomes das vítimas e dos soldados mortos durante a última ofensiva nazi sobre aquela cidade durante a II Guerra Mundial foram escritas palavras como "Satan" (Satanás, em francês) e "Tod" (morte, em alemão).

Recorde-se que o Santuário de Nossa Senhora de Fátima na colina "op Baessent", em Wiltz, foi mandado edificar nos anos 50 após uma promessa feita por um grupo de moradores de Wiltz se escapassem ilesos aos bombardeamentos nazis.

Só no fim dos anos 60 é que os portugueses recém-chegados ao Luxemburgo descobriram o santuário e começarem a organizar uma peregrinação àquele local, o que acontece anualmente no dia da Ascensão e costuma atrair entre 20 e 30 mil peregrinos portugueses, vindos dos quatros cantos do Grão-Ducado e dos países vizinhos.

Até a esta hora o CONTACTO não conseguiu falar com a Polícia de Wiltz para apurar se foi aberto um inquérito sobre o ocorrido e se há suspeitos destes actos de vandalismo.

Foto: Marcel Schweig/Mywort.lu

Sem comentários:

Enviar um comentário