quinta-feira, 10 de março de 2011

Luxemburgo: Jovens misturam teatro à acção social, até sexta-feira

A Confederação da Comunidade Portuguesa no Luxemburgo (CCPL) está a promover, desde sábado e até amanhã, na Pousada da Juventude da capital, uma "Oficina Grundtvig" intitulada "Take Action for your community!" (Mexe-te pela tua comunidade). A oficina pretende abordar a metodologia dramatúrgica desenvolvida pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal.

Cerca de duas dezenas de participantes vindos de oito países diferentes (Bulgária, Hungria, Letónia, Luxemburgo, Portugal, Roménia e Turquia), sob a orientação de uma formadora romena da organização ART Fusion, estão a tomar parte nesta formação sobre o "Teatro-Fórum", quer através da aquisição de conceitos teóricos quer através de exercícios, jogos e técnicas teatrais. Segundo a organização, "o objectivo é promover a mobilidade dos adultos e valorizar o diálogo intercultural através da partilha de experiências entre os participantes vindos de diferentes contextos culturais".

O Teatro do Oprimido

O "Teatro-Fórum" faz parte do método teatral elaborado nos anos 1960 pelo dramaturgo e ensaísta Augusto Boal, fundador do "Teatro do Oprimido" e uma das grandes figuras do teatro contemporâneo internacional.

Neste teatro, o indivíduo representa o seu próprio papel, analisa as suas acções, questiona e reorganiza a sua vida dentro de uma nova visão do mundo. Os temas, os diálogos e os personagens, que reflectem a realidade da comunidade, ficam por conta dos participantes das oficinas.

Presente actualmente em mais de 70 países, o "Teatro do Oprimido" alia o teatro à acção social, funcionando como uma espécie de método de educação popular, que contribui para a compreensão do indivíduo e a contextualização dos factos sociais. Nas comunidades, os tópicos usualmente abordados pelo "Teatro do Oprimido" são aqueles vividos na labuta diária: saúde e prevenção de doenças, discriminação social, violência, uso de drogas, trabalho, relações familiares, sociais e educação. As apresentações teatrais ocorrem na comunidade e em diferentes espaços públicos.

Sónia Tomás, coordenadora deste projecto, adiantou ao CONTACTO que a Oficina de Teatro da CCPL, com o apoio de Angélica Vieira, uma psicóloga da Cruz Vermelha luxemburguesa, tenciona encenar, com base nesta metodologia, uma peça alusiva ao tema da sida, um flagelo que no Luxemburgo tem afectado em especial a comunidade portuguesa. A partir de Agosto, este grupo teatral apresentará a peça no norte, no centro e no sul do país.

Este projecto tem o apoio do "Programa Europeu para a Educação e Formação ao Longo da Vida".

António Dinis Moura

1 comentário: