terça-feira, 5 de abril de 2011

Luxemburgo: Bollendorf-Pont afinal só vai receber 20 refugiados

Na sequência das manifestações de sexta-feira e de domingo, o Hotel André, em Bollendorf-Pont, só deverá receber 20 pessoas do grupo de 60 requerentes de asilo que deveriam ter sido instalados no hotel na semana passada.

"O Ministério da Família decidiu colocar apenas 20 pessoas no Hotel André, na sequência dos protestos" da população e da administração local, e deverão ser instaladas ainda durante esta semana, afirma o burgomestre da comuna de Berdorf.

Ernest Walerius adianta que "se tratam de famílias com crianças" e que estas pessoas não são recém-chegadas ao país mas antes "requerentes de asilo que estão instalados na localidade vizinha de Weilerbach e que vão ser transferidos para Bollendorf-Pont". Os restantes 40 deverão ser instalados em outros locais no país. O autarca recebeu a informação directamente da ministra da Família, Marie-Josée Jacobs, na sexta-feira. O autarca diz ainda que "o processo de pedido de asilo está a decorrer" e que as pessoas ainda não obtiveram, por parte do Governo luxemburguês, o estatuto de refugiados.

O burgomestre, que não soube confirmar se todas as 20 pessoas são de etnia cigana, disse que "não se deve instalar estas pessoas em hotéis, quando somos uma região turística".

O POINT24 tentou confirmar estas informações junto do Serviço de Alojamento do Ministério da Família mas tal não foi possível até ao fecho desta edição.

Irina Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário