sábado, 16 de abril de 2011

Luxemburgo: Portugueses são metade dos alunos no ensino secundário técnico

Os alunos portugueses são 62 % dos 25.184 que frequentam o ensino secundário técnico no Luxemburgo, de acordo com as últimas estatísticas do Ministério da Educação e da Formação Profissional relativas ao ano lectivo de 2009/2010.

Os dados mostram ainda que há menos portugueses no ensino secundário geral, onde são 36,5 % do total de 12.757 alunos.

No que toca aos resultados escolares, as estatísticas do Governo dizem que, no ensino secundário geral, a taxa de sucesso continua estável, estando na ordem dos 90 % desde o ano lectivo de 2003/2004, sendo que as raparigas têm melhor desempenho que os rapazes.

As disciplinas de Matemática e de Francês continuam a ser as mais problemáticas para os alunos estrangeiros, em geral, e para os portugueses, em particular, assim mostram as notas dos alunos do 7° ano. As dificuldades estendem-se às disciplinas ensinadas em Alemão, como as ciências naturais e as ciências sociais.

É, no entanto, na Matemática que há um maior número de notas negativas. Entre os alunos do 7° ano, 24 % chumbaram à disciplina. É também no ensino secundário técnico que há uma maior taxa de insucesso, com perto de 40 % dos alunos do 7° ano a terem chumbado pelo menos uma vez, taxa essa que sobe para 78 % entre os alunos do 12° ano.


Texto: I.F.
Foto: Marc Wilwert

Sem comentários:

Enviar um comentário