sexta-feira, 6 de maio de 2011

Ajuda Externa: Comissão Europeia dá aval a assistência financeira na terça-feira

A Comissão Europeia deverá dar na terça-feira em Estrasburgo (na foto) o seu aval político ao programa de assistência financeira a Portugal que em seguida terá de receber a aprovação definitiva dos ministros das Finanças europeus.

Um porta-voz do executivo comunitário informou que o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, vai fazer uma “exposição breve” do acordo técnico alcançado com Portugal esta semana antes de o colégio dar o seu acordo político ao compromisso.

Olli Rehn dará em seguida uma conferência de imprensa sobre a questão às 15:30 (14:30 de Lisboa).

Os ministros das Finanças da Zona Euro (16 de maio) e da União Europeia (17 de maio) reunidos em Bruxelas irão tomar uma decisão final sobre o resgate a Portugal.

Os responsáveis da Zona Euro terão de aprovar a parte da ajuda financeira relacionada com o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF)e os da UE a parte do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (MEEF).

Portugal vai beneficiar de um empréstimo de 78 mil milhões de euros por parte do FEEF, do MEEF e do Fundo Monetário Europeu (FMI).

As duas entidades europeias são responsáveis por dois terços do montante (52 mil milhões) e o FMI por um terço (26 mil milhões).

Foto: Arquivo LW

Sem comentários:

Enviar um comentário