sexta-feira, 6 de maio de 2011

Al-Qaida confirma morte de Bin Laden e promete retaliação

(Escultura de areia de Bin Laden numa praia da Índia)

A Al-Qaida confirmou hoje a morte do chefe, Usama bin Laden, ameaçou com acções de vingança e anunciou que vai difundir “em breve” um registo sonoro do líder da rede terrorista, gravado uma semana antes da sua morte.

Num comunicado difundido hoje num sítio islamista da Internet, a rede terrorista confirmou a morte de Bin Laden, prometeu prosseguir a “jihad” (guerra santa) e avisou para actos de retaliação, referindo que “a alegria dos americanos em breve se tornará em tristeza”.

A confirmação surgiu numa declaração colocada em sítios militantes e assinada pela “liderança geral” da Al-Qaida. O anúncio inicia a fase para nomeação de um sucessor de Bin Laden. O adjunto, Ayman al-Zawahri, é agora a figura mais proeminente do grupo e muito provavelmente será o sucessor de Usama bin Laden.

A declaração, com a data de terça-feira, foi a primeira da Al-Qaida após a morte de Bin Laden por um comando norte-americano durante um ataque em Abbottabad, no Paquistão.

A autenticidade do comunicado não foi confirmada, mas apareceu em «sites» onde o grupo coloca tradicionalmente as suas mensagens.

“Afirmamos que o sangue do Xeque guerreiro sagrado, Usama Bin-Laden, Alá o abençoe, é precioso para nós e para todos os muçulmanos e não foi derramado em vão”, de acordo com a declaração.

“Vamos continuar, com a vontade de Alá, a perseguir os americanos e seus agentes, no interior e no exterior dos seus países”, acrescentou.

No texto, a Al-Qaida também apelou ao povo do Paquistão – “onde o Xeque Usama foi morto” – para se revoltar contra os líderes.

Foto: Arquivo LW

Sem comentários:

Enviar um comentário