sexta-feira, 6 de maio de 2011

Ajuda externa a Portugal: Ministro das Finanças português ausente na reunião desta noite no Luxemburgo

O ministro das Finanças não vai à reunião desta noite, no Luxemburgo, destinada a analisar a atual situação económica da zona euro, confirmou à Lusa uma fonte oficial do Ministério, que se escusou a divulgar a agenda do encontro.

De acordo com a agência financeira Bloomberg, os responsáveis europeus vão reunir-se hoje no Luxemburgo para um encontro que pode discutir a reestruturação da dívida grega, de acordo com duas fontes europeias citadas pela agência noticiosa.

Segundo o New York Times, o encontro vai discutir os programas de ajuda à Grécia e a Portugal, e também o sucessor de Jean-Claude Trichet, o presidente do Banco Central Europeu.

Citando uma fonte do Governo alemão, a agência noticiosa financeira afirma que a reunião inclui um estudo do Executivo de Angela Merkel sobre as opções da Grécia perante as dificuldades financeiras do país, a braços com uma subida da dívida externa, do défice e afundado numa recessão.

Esta tarde, a revista Der Spiegel noticiou que a Grécia estava a preparar-se para abandonar a zona euro, adoptando a moeda nacional, uma notícia que foi desmentida pelos porta-vozes do Governo alemão e grego e pela Comissão Europeia. A Grécia, diz a revista, admite retirar-se da zona euro, e cita fontes do governo alemão e adianta que os ministros europeus das Finanças e representantes da Comissão Europeia se vão encontrar secretamente no Luxemburgo, esta noite.

O Der Spiegel sublinha que os protestos contra o governo grego devido aos problemas económicos são quase diários e que o primeiro-ministro George Papandreou, sente que não tem outra opção a não ser abandonar o euro e reintroduzir a moeda nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário