terça-feira, 10 de maio de 2011

Ciclista da equipa luxemburguesa morre no Giro de Itália

O ciclista belga Wouter Weylandt (na foto), colega de Bruno Pires na equipa luxemburguesa Leopard-Trek, morreu segunda-feira após uma aparatosa queda durante a terceira etapa da Volta a Itália, anunciou a organização.

Weylandt, de 26 anos, sofreu uma aparatosa queda, a cerca de 20 quilómetros da chegada, quando descia do Passo del Bocco, o que lhe provocou, entre outras lesões, uma fractura na base do crânio.

As forças de segurança relevaram que o pedal esquerdo da bicicleta de Weylandt bateu num muro à beira da estrada, foi projectado com violência e bateu com a cabeça, ficando inconsciente de imediato.

O belga perdeu bastante sangue e foi tentada a sua reanimação no local pelos médicos do Giro, que realizaram uma massagem cardíaca. A sua evacuação por helicóptero não foi possível devido ao relevo da região, na etapa de 173 quilómetros que ligou Reggio emilia a Rapallo.

Weylandt foi o primeiro corredor a morrer na sequência de uma queda numa das três grandes voltas, desde que o italiano Fabio Casartelli sucumbiu na Volta a França de 1995.

No Giro, Weylandt foi o quarto ciclista a morrer durante a corrida e o primeiro nos últimos 25 anos, depois de Orfeo Ponsin, em 1952, Juan Manuel Santisteban, em 1976, e Emilio Ravasio, em 1986.

Equipa luxemburguesa decide hoje se fica no Giro


De luto, a equipa luxemburguesa Leopard Trek deverá decidir ainda hoje se continua ou não a sua participação no Giro de Itália.

Sem comentários:

Enviar um comentário