domingo, 8 de maio de 2011

Coca-Cola nasceu há 125 anos

A Coca-Cola foi servida pela primeira vez numa pequena farmácia de Atlanta, nos EUA, há 125 anos. Hoje, o seu aniversário é comemorado em quase todo o mundo mas a receita secreta da bebida ainda está por descobrir.

A 8 de maio de 1886 era servido pela primeira vez na farmácia Jacob's, em Atlanta, o xarope concebido pelo farmacêutico John S. Pemberton, bebida que foi apelidada de Coca-Cola.

Hoje, 125 anos depois, a bebida é vendida em 206 países, praticamente em todo o mundo, dado que a Coca-Cola só não é vendida em Cuba, na Birmânia e na Coreia do Norte por razões políticas.

Hoje a companhia da Coca-Cola serve mais de 1,7 mil milhões de bebidas por dia, não só do antigo xarope mas num universo de 3.500 diferentes extensões, e vale mais de 85 mil milhões de dólares (60 mil milhões de euros).

Treze anos depois da sua invenção, o segundo detentor da marca, Asa Candler (que adquiriu a companhia depois da morte de Pemberton), vendeu os direitos de engarrafar a Coca-Cola por um dólar.

Hoje, a bebida continua a ser engarrafa por empresas externas e conta com mais de 300 parceiros nesta área.

Em 1916 foi criada a nova garrafa da Coca-Cola, alargada no centro e afunilada nas pontas, um design conhecido mundialmente e que hoje se mantém em materiais mais ecológicos como o alumínio e as "garrafas vegetais", vendidas, por enquanto, apenas no EUA.

Num século e um quarto de história, a Coca-Cola marcou a publicidade e o marketing, com anúncios conhecidos por todo o mundo - desde símbolos publicitários como o Pai Natal vestido de vermelho ou o urso polar, a campanhas com personalidades mundiais e em eventos de cobertura mediática internacional.

Hoje a marca dirige-se para novos meios de comunicação e conta com mais de 26,4 milhões de fãs no Facebook.

No entanto, em 125 anos, a Coca-Cola mantém-se fiel à tradição: a receita do antigo xarope continua por descobrir.

CEREJA, LARANJA OU BAUNILHA?

Coca-Cola de cereja, laranja ou Sprite baunilha limão são duas das 106 combinações que já podem ser provadas nos Estados Unidos, através de uma máquina que está a ser testada naquele mercado e que será lançada pelo mundo posteriormente.

"A máquina Coca-Cola Freestyle foi introduzida há cerca de um ano no mercado norte-americano e permite aos consumidores misturarem as principais marcas - e sabores - que a companhia tem no seu portfolio", explicou à agência Lusa o diretor de Relações Externas da Coca-Cola Portugal, Tiago Lima.

No total são 106 combinações de diferentes bebidas que podem ser criadas através de um simples toque na máquina de venda Freestyle: nesta máquina é possível misturar as várias marcas do grupo, como a Coca-Cola, Fanta ou Sprite, ou mas também cada uma das suas variações, desde os sabores baunilha, cereja, limão ou laranja, criando novas bebidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário