domingo, 8 de maio de 2011

Este Verão, Caritas-Luxemburgo propõe colónia de férias para crianças desfavorecidas

Este ano a recolha de donativos durante a Quinzena da Caritas destina-se, à semelhança de outras edições, a financiar colónias de férias com a possibilidade de propor preços simbólicos a crianças desfavorecidas.

Todos os anos o Serviço de Férias da Caritas ("Service Vacances") organiza cerca de 20 colónias de férias no Luxemburgo e no estrangeiro.

"As colónias de férias estão abertas a todas as crianças e adolescentes do país, dos quatro aos 17 anos", disse ao CONTACTO o responsável daquele serviço da Caritas, Fränk Schroeder (na foto, ao centro). "A partir daí organizam-se vários grupos consoante as idades", acrescenta.

As crianças com menos de 13 anos e que beneficiam dos "Cheques-Serviço Acolhimento", sujeitas a risco de pobreza ou cujos pais apenas auferem o rendimento mínimo garantido (RMG), podem participar gratuitamente nas colónias de férias, com um máximo de 60 euros por dia. Estes custos ficam a cargo do Ministério da Família e da Integração. As famílias que não beneficiam dos "Cheques-Serviço Acolhimento", com baixos rendimentos ou com problemas de endividamento, podem receber um desconto pelo "Service Vacances" da Caritas. "Cada caso é analisado individualmente, havendo famílias que obtêm um desconto de 70 %", explica Fränk Schroeder.

"O importante é as crianças não ficarem em casa durante o Verão", frisa.

Schroeder sublinha que graças aos donativos recolhidos durante a "Quinzena" (começou no 1o de Maio e acaba no final do mês), a Caritas pode ajudar a suportar os custos das famílias mais desfavorecidas.

"Há crianças que fazem desporto de Inverno, na Suíça, por 100 euros durante uma semana", exemplifica.

Além deste tipo de desportos, as colónias costumam ter no seu programa desportos náuticos no Sul de França, digressões em caravanas de campismo, vários tipos de jogos e animações, bem como diversas excursões.

As colónias estão enquadradas por jovens estudantes e profissionais do sector social que se oferecem voluntariamente para o efeito.

Em 2010, o "Service Vacances" da Caritas organizou 19 colónias de férias com um total de 475 participantes. Para este ano, estão igualmente previstas o mesmo número de colónias. Seis já aconteceram durante o Inverno, das quais cinco tiveram lugar na Suíça. Para o Verão deste ano, estão previstas duas colónias no Sul de França, uma em Espanha, uma na Holanda, uma na Alemanha e sete no Luxemburgo.

Para mais informações, os interssados devem consultar o portal www.servicesvacances.lu (ou pelo tel. 36 74 68. Os donativos para a Caritas podem ser feitos por transferência bancária para a conta da Fundação Caritas: CCPL 34 1111 0000 2020 0000 (com a menção: "Quinzaine").

Nuno Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário