sábado, 7 de maio de 2011

"O Martírio de São Lourenço" sobe a palco, a 14 de Maio, em Belvaux

O grupo de teatro português Cénico de São Joaninho chega dia 14 de Maio ao Luxemburgo para apresentar o seu mais recente trabalho, "O Martírio de São Lourenço".

A trupe teatral, encenada por Sandra Barradas, que já tinha recebido a Oficina de Teatro da Confederação da Comunidade Portuguesa do Luxemburgo (CCPL) em Portugal, em Janeiro deste ano, vai agora actuar em Belvaux.

As receitas da iniciativa, organizada pela CCPL, em colaboração com um grupo de emigrantes de S. Joaninho, revertem a favor do Centro Social e Paroquial de S. Joaninho.

O espectáculo conta também com a actuação do Grupo de Música MARKU’s e, bem à moda portuguesa, haverá bifanas e caldo verde.

Nesse dia, a CCPL terá ainda um stand com uma equipa de voluntários europeus que irá prestar informações sobre as próximas eleições comunais, projecto co-financiado pelo Gabinete de Acolhimento e Integração de Estrangeiros (OLAI, na sigla em francês) e pelo Serviço Nacional da Juventude (SNJ), através do programa Juventude em Acção.

No domingo, 15 de Maio, haverá um almoço-convívio no restaurante "O Típico", em Differdange, mas para participar é necessário inscrever-se até dia 8 de Maio.

Com cerca de 70 anos de existência, o Cénico de São Joaninho foi criado com a missão de dignificar o teatro amador e sensibilizar novos públicos para o teatro. O grupo aposta na qualidade e na formação dos seus elementos, e tem ajudado a promover o desenvolvimento local e o envolvimento da comunidade.

A obra "O Martírio de São Lourenço” foi criada a partir de textos extraídos de obras da Igreja, e o espectáculo reporta à época em que o Imperador Valeriano decretou a perseguição contra os cristãos. São Lourenço, natural de Huesca, Espanha, era o primeiro dos sete diáconos da Igreja Romana, e tinha a responsabilidade de assistir o Papa nas celebrações, administrar os bens da Igreja, dirigir a construção dos cemitérios, olhar pelos necessitados, pelos órfãos e viúvas. Três dias depois do martírio do Papa Sisto II, a 6 de Agosto do ano 258, São Lourenço foi condenado a um suplício cruel. Como um dos mais importantes diáconos da primitiva Igreja Cristã, as festividades em homenagem a este santo transcendem a localidade de São Joaninho, tal é a sua popularidade. Por Portugal inteiro e um pouco por toda a Europa e América Latina, as Festas de São Lourenço constituem um evento de referência que atrai muitas pessoas.

A peça sobe ao palco no sábado, 14 de Maio, às 21h, na sala das "Oeuvres Paroissiales" de Belvaux, no no 15, rue Dicks Lentz, em Belvaux. A entrada custa 5 euros, e o CONTACTO oferece-lhe dois bilhetes (ver caixa).

Reserva de bilhetes ou no almoço-convívio pelo tel. 691 601 580. Mais informações junto da CCPL, pelo tel. 29 00 75 ou por correio electrónico ( ccpl@ccpl.lu ).

Sem comentários:

Enviar um comentário