sexta-feira, 10 de junho de 2011

Comemorações oficiais do 10 de Junho no Luxemburgo, na sexta-feira

O embaixador de Portugal no Luxemburgo José Pessanha Viegas deposita, hoje, sexta-feira, dia 10 de Junho, às 12h, uma coroa de flores junto ao busto de Luís Vaz de Camões, na place Léon XIII (cruzamento da rue de Bonnevoie com a rue du Puits), na cidade do Luxemburgo.

Esta cerimónia, tradição iniciada em 2007 pelo secretário de Estado das Comunidades, António Braga, acontece no âmbito das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Inaugurado a 10 de Junho de 2006, o busto do poeta nacional português é uma obra assinada pelo escultor Mário Rodrigues de Castro, residente em Bruxelas.

A escolha do local para a colocação do único monumento que assinala a presença da vasta comunidade portuguesa no Grão-Ducado (cerca de 100 mil pessoas, segundo dados do Consulado) recaiu no centro de um dos bairros da capital luxemburguesa em que residem mais portugueses.

Ao serão, o embaixador organiza na residência da Embaixada (11, rue des Foyers), na capital) a tradicional recepção do Dia de Portugal, na qual participam representantes das autoridades luxemburguesas e portuguesas, membros do corpo diplomático internacional, personalidades do mundo político, social e cultural, e líderes associativos portugueses.

Estas são as últimas celebrações do 10 de Junho no Luxemburgo em que participa José Pessanha Viegas pois, como já tivemos oportunidade de noticiar, este cessa funções a 31 de Julho.

Foto: Ricardo Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário