terça-feira, 7 de junho de 2011

Criar um ministro das Finanças europeu é "boa ideia" mas díficil de operacionalizar, diz Juncker

O presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, considerou segunda-feira que a criação do cargo de ministro das Finanças europeu seria “uma boa ideia” mas mostrou-se reticente em relação à exequibilidade da medida, noticia a AFP.

A ideia foi lançada na semana passada pelo presidente do Banco Central Europeu, o francês Jean-Claude Trichet. Um outro francês, o comissário europeu do Mercado Interno, Michel Barnier, mostrou-se também favorável à ideia.

“Estou a favor da ideia de Trichet, mas isso não vai [acontecer]”, reagiu o presidente do grupo dos ministros das Finanças da Zona Euro, interrogado pelos eurodeputados na audição de uma comissão do Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

“Quando me apresentam ideias que eu sei que pressupõem à partida uma alteração ao Tratado, quando sei da ligação dos parlamentos nacionais ao poder orçamental, que é o seu primeiro poder, eu coloco as minhas questões”, explicou.

“Já hoje temos dificuldade que, nos países em dificuldades, as recomendações do Eurogrupo e da Comissão [Europeia] sejam aceites. Como querem que amanhã um ministro das Finanças europeu possa dizer ao conjunto dos países europeus o que podem fazer? Creio que é uma boa ideia, mas que carece de uma articulação mais meticulosa”, sublinhou o presidente do Eurogrupo.

Juncker mostrou-se ainda “favorável ao reforço das instituições” europeias mas “menos seguro [em relação ao facto] de os povos europeus no seu conjunto reagirem com entusiasmo às propostas recentes de Trichet”.

Sem comentários:

Enviar um comentário