sexta-feira, 17 de junho de 2011

Expo fotográfica hoje na Abadia de Neumünster: À descoberta do “Mundo Primeiro ou Primeiro Mundo”

É hoje às 19h que terá lugar na abadia Neumünster a inauguração da exposição fotográfica do etnólogo francês Jean-Pierre Dutilleux – uma selecção de 100 fotografias que nos projecta aos quatro cantos do mundo (Amazónia, Filipinas, Indonésia, Nova-Guiné) e que nos faz descobrir 12 tribos que são o testemunho vivo de tradições e de modos de vida ancestrais – o “nosso mundo primeiro”.

Uma exposição impressionante sobre estes longínquos territórios onde a Natureza ainda se mantém intacta – tal como era há milhares de anos. Foi em 1972 que Jean-Pierre Dutilleux (assistente do famoso cineasta Costa-Gravas) descobre o Chile e que, fascinado pela América do Sul, se embrenha na Amazónia para realizar o seu primeiro documentário sobre a tribo dos Txucarrame. Fascinado pelo chefe índio Raoni decide então consagrar-lhe uma longa metragem cuja introdução e comentário esteve a cargo de Marlon Brando. Em 1977 o filme obteve uma nomeação aos Óscares.

Esta exposição de fotografias integra igualmente uma série de objectos primitivos de grande valor e uma projecção contínua de 12 documentários que cobrem mais de 60 tribos.
Foi nos meados dos anos 80 que Jean-Pierre Dutilleux, em colaboração com o cantor Sting, criou a fundação “Rainforest” destinada a sensibilizar “o mundo moderno” para a preservação da Natureza e para as condições de vida dos índios.

Uma exposição a não perder porque nos dá a oportunidade de ver e de sentir quão importante é lutar para a preservação do nosso planeta, levando-nos a contribuir para a perenidade destas belezas ímpares que tendem a desaparecer com a poluição do 3° milénio.
Abertura ao público a partir de Sábado dia 18 de Junho -Abadia Neumünster – Sala das abóbadas. Entrada livre.

(É recomendado utilizar o parque de estacionamento do St Esprit e descer ao Grund pelo ascensor público)

Mili Fernandes Tasch

Sem comentários:

Enviar um comentário