quinta-feira, 9 de junho de 2011

Funeral, hoje, de Sílvia Drago Duarte, activista da luta contra o cancro

Faleceu na sexta-feira, às 18h, Sílvia Maria Drago Pontes Duarte, com 43 anos de idade, vítima de um cancro do fígado.

Nascida a 16 de Agosto de 1967, Sílvia morava em Warken (Ettelbruck), era activista da luta contra o cancro, pedo-psiquiatra no Centro Hospitalar do Luxemburgo e uma personalidade conhecida e querida da comunidade portuguesa e não só.

Em Outubro de 1999, foi-lhe diagnosticado cancro da mama, que levou à ablação de um seio. Mas Sílvia lutou e venceu a doença. Fez uma reconstrução estética do peito e depois de recuperar, toda a sua perspectiva da vida mudou, contava em entrevista ao CONTACTO há oito anos. Confiava-nos como sairia reforçada da doença e como queria "viver todos os dias".

E talvez por isso se empenhava em mil actividades, ao mesmo tempo que criava dois filhos, hoje com 14 e 19 anos. Começou por fazer desfiles para mulheres que tinham tido a mesma doença, enquanto membro da associação Europa Donna, que apoia as mulheres com cancro da mama. Foi modelo de Anita Dr. Helbig (Anita Care), fabricante alemão de lingerie, famoso pela gama para mulheres com próteses ou reconstrução mamária, tendo-se tornado o rosto dos catálogos da marca, dos Estados Unidos à Austrália. Mas depressa se tornou foto-manequim e começou a ser solicitada para outros desfiles de moda. Actualmente, fazia parte da organização do "Lux Fashion Show", projecto que pretende descobrir e lançar jovens modelos. Desde sempre desejara fazer cinema e concretizou o sonho: fez figuração em mais de duas dezenas de filmes produzidos no Grão-Ducado, incluindo no conhecido "Der Neunte Tag", do alemão Volker Schlöndorff.

Quem a conhecia não podia deixar de sentir a sua garra e alegria pela vida. Tinha uma energia positiva que espalhava pelos que com ela conviviam, um sorriso contagiante e olhos brilhantes.

O funeral de Sílvia terá lugar esta quinta-feira, 9 de Junho, às 15h15, no cemitério de Ettelbruck, seguido de uma missa, às 16h, na igreja de Ettelbruck.

Sem comentários:

Enviar um comentário