quinta-feira, 9 de junho de 2011

Luxemburgo/Cabo Verde: Liceu Athénée enviou delegação a Santo Antão

Uma delegação de alunos e professores do liceu Athénée, de Merl, na cidade do Luxemburgo, esteve na semana passada na ilha de Santo Antão, em Cabo Verde, para um intercâmbio com os alunos do liceu António Silva Pinto, da Ribeira das Patas, no interior do concelho do Porto Novo.

Durante o intercâmbio, no âmbito de uma parceria pedagógica existente entre as duas escolas secundárias, realizaram-se palestras, apresentação de temas relacionados com Cabo Verde e Luxemburgo, várias visitas e uma acção de plantação de árvores. Recorde-se que o arquipélago não dispõe de grandes cursos de água nas suas dez ilhas, sofre de aridez extrema, falta de chuva e consequente escassez de vegetação.

O sistema educativo cabo-verdiano e a sua abrangência, aspectos históricos e socioeconómicos, o sistema educativo luxemburguês, os ecossistemas do Luxemburgo e cabo-verdiano e o problema da gestão dos recursos hídricos em Cabo Verde foram igualmente temas discutidos entre os jovens.

A visita da delegação luxemburguesa foi igualmente marcada por um convívio com os pais e encarregados de educação dos alunos cabo-verdianos, pela projecção de uma peça teatral intitulada "Le Mariage Forcé" e ainda a entrega de um donativo em livros para a biblioteca do liceu da Ribeira das Patas.

No âmbito da parceria com o Athénée do Luxemburgo, o liceu da Ribeira das Patas já recebeu também vários equipamentos informáticos.


Texto: José Luís Correia (e agência Inforpress)
Foto: Inforpress

Sem comentários:

Enviar um comentário