terça-feira, 21 de junho de 2011

Hoje: Republicano Jon Huntsman apresenta candidatura formal à Casa Branca

O republicano Jon Huntsman, que foi embaixador na China durante a administração de Barack Obama, deverá apresentar esta terça-feira a candidatura formal à presidência dos Estados Unidos.

Analistas referem que as fortes credenciais de política internacional de Huntsman, antigo governador do Utah, que vai financiar a sua campanha através de fundos próprios, podem ser prejudicadas pela sua postura moderada em alguns temas e por ter estado ao serviço da administração Obama, apesar de também ter servido três presidentes republicanos.

A fé na igreja Mórmon também pode condicionar as hipóteses de Huntsman, pois de acordo com uma sondagem divulgada segunda-feira, um em cada cinco norte-americanos disse que não votaria no candidato do seu partido para presidente, se este fosse um mórmon.

Esta crença religiosa pode ser também um problema para o candidato republicano Mitt Romney, antigo governador de Massachusetts, que também enfrenta críticas das bases do partido por apoiar, nesse estado, um sistema de saúde similar ao defendido por Barack Obama a nível nacional, projeto que os conservadores são veementemente contra.

Embora Romney seja visto como o líder dos Republicanos, a disputa, na ala conservadora, pela corrida à presidência dos Estados Unidos pode ainda incluir outros nomes como Sarah Palin, antiga governadora do Alaska, ex-candidata à vice-presidência e figura proeminente do Tea Party, e Rick Perry, governador do Texas que sucedeu a George W. Bush.

São ainda apontados como possíveis candidatos Ron Paul, representante do Texas e apoiado pela ala mais liberal do partido Republicano, e Michele Bachmann, representante do Minnesota, que conta com o apoio do Tea Party e social-conservadores.

Huntsman concentra o maior apoio na questão do aborto e direito de armas, mas tem posições mais liberais no que respeita às alterações climáticas e uniões civis do mesmo sexo.

Hunstman seria forte oponente a Obama

Apesar das dificuldades em angariar apoios da base conservadora do Partido Republicano, o candidato pode ser um forte oponente a Barack Obama se conseguir passar a nomeação, atraindo os moderados e independentes.

Qualquer nomeado republicano vai ter de enfrentar um Obama que continua popular nas sondagens e que poderá angariar até mil milhões de dólares americanos (698,17 milhões de euros) na campanha de reeleição.

Depois do anúncio de hoje, Huntsman vai viajar para New Hampshire, estado onde decorrem as primeiras eleições primárias da campanha, e para a Florida, estado anfitrião da convenção do partido em 2012, Utah e Nevada.

Foto: United States Department of State (public domain)

Sem comentários:

Enviar um comentário