quinta-feira, 16 de junho de 2011

Luxemburgo: João Bugalho regressa hoje ao Instituto Camões

O Instituto Camões recebe esta quinta-feira, 16 de Junho, pelas 18h30, a inauguração da exposição de pintura "Sul dentro de Mim", da autoria do pintor português João Bugalho.

Recorde-se que o autor passou pelo Grão-Ducado há seis anos atrás (Julho de 2004) com a exposição "Margens II", no Instituto Camões.

João Bugalho nasceu a 9 de Junho de 1942. Passou a infância e o princípio da adolescência em Castelo de Vide donde é originária parte da sua família. As paisagens circundantes que interiorizou marcaram-no para sempre, considerando ser essa a sua terra natal.
Suspendeu a prática do desenho e da pintura durante a juventude, após entrar para o Instituto Superior de Agronomia, onde se formou como Engenheiro Silvicultor, tendo sido mais tarde também aí Professor Convidado durante 25 anos. Desenvolveu intensa carreira profissional quer na Administração pública quer na actividade privada, nas áreas da ecologia, conservação e gestão dos recursos naturais.

Retomou a pintura, com entusiasmo, em 1998. Frequentou os Cursos de Pintura da Sociedade Nacional de Belas Artes e do Instituto de Artes e Ofícios da Universidade Autónoma, onde foi aluno dos pintores Gonçalo Ruivo, Jaime Silva e José Mouga.

Até à data realizou 25 exposições individuais, das quais se destacam: "Rumor do Mar", na Galeria Espaço Arte Livre, Lisboa, em Novembro de 2010; "Cristovam", no Museu Brasileiro de Escultura, São Paulo, Brasil, em Outubro de 2009; "Ruralidade", na Galeria da Igreja da Misericórdia da Câmara Municipal de Silves, em Abril de 2008; "Sever, fronteira e memória", no Centro Municipal de Cultura em Castelo de Vide, em Março de 2008; "Sever, Frontera y Memoria", no Museo Provincial de Cáceres, (Espanha) em Novembro de 2007; "Minhas antigas, fúlgidas quimeras" na Direcção Geral dos Recursos Florestais em Lisboa, em Janeiro de 2007; "Le Chêne-liège", na Mairie de Chartres (França), em de Junho de 2006; "Tempo, Memória e Luz", na Câmara Municipal de Castelo de Vide, em de Abril de 2006; "Paisagens", na Fundação Luso-Brasileira em Lisboa, em Fevereiro de 2006 e na Galeria 65-A em Setembro de 2004; "Vária", no Instituto Camões de Bruxelas (Bélgica) em Setembro de 2004;
"Terra Grande", na Biblioteca Antiga do Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, em Dezembro de 2003; "Margens", no Centro de Cultura Municipal de Castelo de Vide em Abril de 2003 e na Galeria da Ordem dos Engenheiros em Lisboa, em Março de 2003. João Bugalho participou em diversas exposições colectivas da Sociedade Nacional de Belas Artes, tendo marcado também presença nos 'Artistas Solidários' da Oikos em Dezembro de 2009 e Novembro de 2010.

Os seus quadros encontram-se expostos em várias colecções públicas e particulares em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, EUA, Brasil, Luxemburgo e no Tribunal de Contas Europeu.

A exposição estará patente ao público até 7 de Julho, com entrada livre. Informações suplementares disponíveis através do Instituto Camões - Centro Cultural Português ou pelo telefone 46 33 71 - 1, fax 46 33 71 - 30 e email geral@instituto-camoes.lu

Sem comentários:

Enviar um comentário