quinta-feira, 16 de junho de 2011

Rendas na cidade do Luxemburgo sobem 5 por cento

Uma crise financeira a provocar o estourar das "bolhas imobiliárias" um pouco por todo o mundo? No Luxemburgo, isso é apenas uma má recordação. O especulativo mercado imobiliário no Grão-Ducado, onde a oferta é mantida em níveis inferiores à procura, continua a subir em todas as vertentes durante o primeiro trimestre deste ano (apesar de a um ritmo ligeiramente inferior ao do trimestre anterior). É o Observatório do Habitat, organismo governamental, quem apresenta os dados.

Um indicador desde logo muito relevante para a comunidade lusófona do país é o do valor das rendas de apartamentos, sobretudo na capital (que concentra 43 % da oferta de apartamentos para alugar no país).

Apesar das rendas já estarem ali mais altas, a nova subida foi brutal: quase 5 % (+4,96 %) em um ano, entre o primeiro trimestre de 2010 e o de 2011. O valor mensal médio da renda é agora de 1.290 euros, o que significa 18,06 euros por m 2. Este é também o maior aumento, pelo menos desde meados de 2008. As casas da capital, por seu lado, não encareceram tanto em um ano – "apenas" 1,82 % em média – mas o valor médio da renda a pagar por uma casa é já de 3.072 euros por mês.

Incluindo todo o país nos cálculos, as subidas são mais suaves, mais ainda assim superiores à taxa de inflação (e às actualizações salariais). As rendas de apartamentos subiram 2,01 % em um trimestre e 2,84 % em um ano; as rendas de casas, respectivamente, 1,57 % e 3,14 %. Todos os tipos de apartamento viram as suas rendas aumentar, com destaque para os mais pequenos (estúdios) e maiores de todos (quatro quartos ou mais).

Será solução comprar? Talvez, mas tal afigura-se agora ainda mais difícil. O preço do m 2 em apartamentos novos aumentou 4,64 % em relação a 2010; o m 2 nos usados subiu 2,72 %. Sendo os preços mais atraentes para os vendedores, a oferta subiu: há mais 21,20 % de apartamentos à venda que há um ano. Tal não impediu, no entanto, um aumento também impressionante do volume de negócios: +27,9 % de transacções em relação ao primeiro trimestre de 2010, que foi notoriamente calmo.

Comprar um apartamento na capital significa precisar em média de 444.000 euros (5.206/m2) e para uma casa será necessário encontrar 751.000 euros (4.093/m2) o aumento do preço das casas na capital em um ano foi de nada menos de 10,59 %!

Informações pormenorizadas por zona podem ser vistas na internet ( http://observatoire.ceps. lu).

Hugo Guedes
Foto: Marc Wilwert

Sem comentários:

Enviar um comentário