segunda-feira, 6 de junho de 2011

UE debate hoje no Luxemburgo crise sanitária provocada por bactéria E.coli

Os ministros da Saúde da União Europeia (UE) debatem nesta segunda-feira, no Luxemburgo, o impacto sobre a saúde pública da infeção provocada pela bactéria E.coli, que já provocou quase duas dezenas de mortos.

O comissário europeu da Saúde, John Dalli transmitirá, no conselho de ministros, as últimas informações sobre o surto.

“Pretendo manter um debate substantivo e concreto sobre este importante tema no conselho (…), com a esperança de que possamos consolidar os nossos esforços para combater o surto de E.coli”, afirma o comissário num comunicado, citado pela agência Efe.

No sábado, a Comissão Europeia ofereceu ajuda às autoridades alemãs para acelerar as investigações que permitam averiguar a origem do surto infecioso.

O Executivo comunitário afirmou, na altura, estar disposto a participar nos trabalhos de investigação e a verificar os resultados das diversas análises para acelerar a identificação da origem da infeção.

A ministra espanhola da Saúde, Política Social e Igualdade, Leire Pajín, já anunciou que, durante a reunião, vai pedir a revisão do atual sistema europeu de alerta alimentar, para evitar danos como os sentidos no setor hortofrutícola espanhol devido à chamada “crise dos pepinos”.

Um surto infecioso da bactéria Escherichia Coli (E.coli) foi detetado na Alemanha na semana passada.

Apesar de as autoridades terem inicialmente atribuído o surto à contaminação de pepinos espanhóis, a origem da infeção continua desconhecida.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou já tratar-se de uma nova estirpe da bactéria nunca antes detetada.

Sem comentários:

Enviar um comentário