segunda-feira, 18 de julho de 2011

Cabo Verde/Presidenciais: Disputa entre Aristides Lima e Manuel Inocêncio tornou-se confronto entre Neves e Pires, diz Jorge Fonseca

Jorge Carlos Fonseca, candidato às presidenciais de 7 de Agosto em Cabo Verde, afirmou domingo que a disputa entre os dois concorrentes ligados ao PAICV constitui um confronto entre Pedro Pires e José Maria Neves.

Num comício realizado domingo à noite em São Filipe, na ilha do Fogo, Jorge Carlos Fonseca aludia a Aristides Lima e a Manuel Inocêncio de Sousa, em que o primeiro está tacitamente ligado ao atual chefe de Estado cabo-verdiano, Pedro Pires, e o segundo é o candidato apoiado pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), de que José Maria Neves, também primeiro-ministro, é líder.

Segundo a imprensa cabo-verdiana de hoje, Jorge Carlos Fonseca, apoiado pelo Movimento para a Democracia (MpD, oposição), sublinhou que, tanto Aristides Lima como Manuel Inocêncio Sousa são “candidatos do PAICV”.

“Os dois representam duas fações e um confronto entre Pedro Pires, atual Presidente da República, e o primeiro-ministro José Maria Neves (líder do PAICV). Por isso, nenhuma pessoa que defende a democracia pode desperdiçar o seu voto no dia 07, votando num ou noutro candidato daquele partido””, sustentou.

No comício esteve novamente presente o líder do MpD, Carlos Veiga, que defendeu que o voto em Jorge Carlos Fonseca é de “extrema importância para a história da democracia”, indicando que as eleições “podem ser ótimas para Cabo Verde mas também negativas para a democracia” caso o candidato “ventoinha” saia derrotado.

“Dos quatro candidatos, o único que dá garantia de ser um Presidente de que Cabo Verde precisa é Jorge Carlos Fonseca”, disse Carlos Veiga, exortando os militantes, amigos e simpatizantes do MpD a mobilizarem-se para assegurar a vitória ainda na primeira volta.

“O candidato Joaquim Monteiro (independente) tem poucas possibilidades e não trouxe nenhuma ideia nova, Manuel Inocêncio Sousa foi até recentemente o «número dois» do PAICV e Aristides Lima nunca respeitou a Constituição durante o período em que exerceu a função do presidente da Assembleia Nacional (2001/11), além de não ter aprovado a Carta Magna, nem as respetivas revisões”, afirmou.

As eleições presidenciais em Cabo Verde, cuja campanha eleitoral começa às 00:00 de quinta-feira, decorrem a 07 de agosto e servem para escolher o sucessor de Pedro Pires, eleito em 2001 e reeleito em 2006 e impossibilitado constitucionalmente de concorrer a um terceiro mandato.

Desde a independência, Cabo Verde contou apenas com três presidentes: Aristides Pereira (1975/91), António Mascarenhas Monteiro (1991/2001) e Pedro Pires (desde 2001).

JSD/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário