segunda-feira, 18 de julho de 2011

UE/Defesa: Londres rejeita quartel-general permanente dos 27

O Reino Unido rejeitou hoje em definitivo a sugestão da França de criar um quartel-general permanente para a União Europeia (UE), num novo revés para o projeto de Defesa europeia.

“É muito claro que, nem agora nem o futuro, o Reino Unido apoiará um quartel-general permanente da UE”, declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, William Hague, após o encontro com os homólogos em Bruxelas, de acordo com a agência noticiosa francesa AFP.

A ideia foi hoje sugerida aos chefes da diplomacia dos 27 por Catherine Ashton, Alta Representante para as questões de Segurança e Defesa, num relatório sobre os meios de fornecer um novo impulso à Europa nesta área.

O estudo foi sugerido em dezembro por iniciativa da Alemanha, França e Polónia, os três países do designado “triângulo de Weimar”.

Desde 2007 que Paris defende a transformação do centro operacional instalado em Bruxelas no quartel-general permanente das futuras operações civis e militares da UE.

No rescaldo da reunião, o chefe da diplomacia de Paris, Alain Juppé, juntamente com os seus colegas alemão e polaco, divulgou um comunicado em que reafirma o desejo de um “relançamento da Europa da defesa”.

Após considerar “satisfatórias e realistas” as “propostas” de Ashton, os três ministros asseguraram que o relatório da Alta Representante ”permanece em cima da mesa”, e sublinharam que as discussões vão prosseguir em torno da “concretização de uma capacidade permanente civil-militar de planificação e condução das operações”.

Sem comentários:

Enviar um comentário