segunda-feira, 18 de julho de 2011

Cabo Verde: Navio-Escola Sagres entrega a Bispo do Mindelo material educativo angariado em Portugal

O navio-escola português Sagres, que terminou hoje uma passagem de quatro dias pelo Mindelo (Cabo Verde), entregou à igreja mindelense diverso material educativo angariado pela paróquia da Póvoa de Santo Adrião, nos arredores de Lisboa.

Segundo uma nota da Marinha de Portugal, a oferta, com gramáticas e dicionários de Português, foi entregue pelo comandante do navio-escola ao Bispo do Mindelo, D. Ildo Fortes, e insere-se no quadro da 58.ª viagem de instrução de cadetes da Escola Naval realizada pelo NRP Sagres.

Na viagem, o NRP Sagres foi ainda veículo de mais duas ações de solidariedade e cooperação de âmbito cultural.

A primeira consistiu no transporte de cerca de 400 livros infantis, enviados pela Sociedade Cultural e Recreativa Capricho Bejense e que serão distribuídos pela Embaixada de Portugal a instituições de apoio à criança.

A segunda teve a ver com o transporte e entrega de um conjunto de livros oferecidos pela Biblioteca Central de Marinha a universidades, instituições de ensino e bibliotecas de Cabo Verde.

O navio-escola Sagres chegou a 14 deste mês ao Porto Grande do Mindelo, situado na ilha de São Vicente, onde permaneceu até hoje, no âmbito das relações de cooperação entre os dois países.

Ao longo dos quatro dias, os 33 cadetes da Escola Naval do Curso Contra-Almirante Leote do Rego participaram em várias atividades, com destaque para a iniciativa Mar Aberto, de apoio às capacidades técnicas na Guarda Costeira de Cabo Verde.

O comando do navio-escola realizou também um ‘workshop’ nas áreas de mecânica, eletricidade, marinharia e navegação destinado aos militares da Guarda Costeira.

O público mindelense teve oportunidade de visitar o navio entre sexta-feira e domingo.

O navio já partiu de regresso a Lisboa, via Funchal.

JSD/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário