terça-feira, 19 de julho de 2011

São Tomé/Presidenciais: Aurélio Martins disponível para apoiar Pinto da Costa na segunda volta

O líder do maior partido da oposição de São Tomé e Príncipe, e sexto candidato mais votado na primeira volta das eleições presidenciais de domingo, anunciou segunda-feira disponibilidade para apoiar Pinto da Costa na segunda volta.

Aurélio Martins, eleito líder do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe – Partido Social-Democrata (MLSTP/PSD) em Janeiro, fez o anúncio em conferência.

“Telefonei (segunda-feira) a Pinto da Costa e mostrei a minha disponibilidade de falarmos daquilo que é necessário para a sua vitória nas eleições, e dar a nossa contribuição”, disse Aurélio Martins, que na primeira volta foi o sexto candidato mais votado, com 4,5 por cento, dos 10 que concorreram à sucessão do presidente cessante, Fradique de Menezes.

“Abri uma janela. Estou à espera que possamos trilhar momentos que possam levar a cabo este projeto”, acrescentou.

Para o líder do MLSTP-PSD, que manifestou a intenção de cumprir o mandato de três anos de liderança para que foi eleito em congresso, em Janeiro, Pinto da Costa “faz parte da família” do MLSTP-PSD.

“O camarada Pinto da Costa faz parte desta família e se pedir o apoio a esta direção vamos reunir o nosso conselho nacional e a partir daí traçarmos um projecto para levarmos a cabo estas eleições”, vincou.

Manuel Pinto da Costa, líder histórico do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP-PSD), actualmente na oposição, apresentou-se nestas eleições como independente. Entre 1975 e 1991 ocupou o cargo de chefe de Estado, tendo-se apresentado às presidenciais de 1996 e 2001, perdendo ambas. Na primeira volta das presidenciais que teve lugar no domingo obteve 35,82 por cento.

O segundo candidato mais votado, Evaristo Carvalho, foi primeiro-ministro em duas ocasiões (Julho a Outubro de 1994 e de Setembro de 2001 a Março de 2002), e é o actual presidente do parlamento são-tomense. Nas eleições recebeu o apoio do partido Acção Democrática Independente, vencedor das legislativas de Agosto de 2011, liderado por Patrice Trovoada, e alcançou os 21,82 por cento.

A segunda volta das presidenciais são-tomenses realiza-se a 7 de Agosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário