segunda-feira, 4 de julho de 2011

Dommeldange engalanou-se: Marchas de S. Pedro deram um ar da sua graça


Dommeldange enfeitou-se a rigor para receber a primeira marcha de S. Pedro, no fim-de-semana. Uma organização levada a cabo pela fadista Goretti Belchior e pela associação Amigos do Fado, recentemente criada. Nesta típica festa portuguesa juntaram-se à marcha (composta principalmente por moradores locais e alguns amigos da associação), os Zés Pereiras de Lingten, com os seus bombos e concertinas, o Rancho Folclórico da Nazaré, as Explosion e o DJ Paulo. A população de Dommeldange saiu à rua, concentrando-se no parque de estacionamento junto à gare (no improvisado espaço central) para acolher os grupos. Associados à festa, não faltaram os habituais petiscos à portuguesa e a sardinha assada.

Esta foi a primeira iniciativa levada a cabo pelos Amigos do Fado. Para Goretti, "faria todo o sentido ser realizada em Dommeldange, pois estamos aqui sediados e desde a primeira hora temos sido muito bem acarinhados por todos". A associação Amigos do Fado nasceu a 24 de Fevereiro, conta actualmente com cerca de 100 associados, e os principais objectivos passam pela divulgação do fado não só no Luxemburgo, mas também em países fronteiriços; trazer artistas de Portugal e lançá-los; bem como proporcionar à comunidade portuguesa momentos de festa, das nossas raízes culturais.

O grupo de dança Explosition, que também participou nesta festa presidida por Celeste Fernandes, foi criado há cinco anos e conta actualmente com sete jovens. Sediado em Esch, os seus elementos ensaiam duas vezes por semana e têm feito espectáculos quase todos os fins-de-semana pelo Luxemburgo. Pontualmente acedem a convites vindos de França ou da Bélgica. Participaram recentemente em espectáculos de beneficência, como a Télévie e a ajuda para as vítimas do Haiti. As Explosition vão entrar agora em férias, estando prevista a sua rentrée para Setembro, altura em que se prepara a festa do 6o Aniversário.

Celeste Fernandes afirma que "a parceria com Goretti e os Amigos do Fado é para continuar".

No final o público pediu à organizadora para cantar um fado, em jeito de uma simbólica homenagem e carinho de todos, à qual Goretti respondeu com toda a garra, com um fado do seu último trabalho.

Sendo a primeira iniciativa, Goretti aponta para "um balanço final bastante positivo e, além das expectativas que tinha à partida, não sabia o que nos esperava." Agradece também a todos os grupos musicais convidados, aos cafés de Dommeldange que apoiaram o evento, aos vizinhos e ao público que encheu o parque de estacionamento junto à gare: "sem eles nada seria possível".

Os Amigos do Fado preparam já a próxima iniciativa, mas Goretti promete-nos para mais tarde levantar a ponta do véu.

A associação revela também que está em curso uma campanha de angariação de sócios. Para informações: tel. 621 487 909. Patrocinadores também serão bem-vindos.

Texto e fotos: Ricardo Raminhos

Sem comentários:

Enviar um comentário