domingo, 3 de julho de 2011

Esch/Alzette: Elisabete Moutinho cantou e encantou na Kulturfabrik

A "Festa de fim de época" da Kulturfabrik foi marcada este ano com cerca de 30 actividades artísticas, incluindo mais de 70 artistas do Luxemburgo e da Grande-Região, num menu cultural que teve lugar no sábado, na Kulturfabrik, em Esch-sur-Alzette.

Organizada bienalmente desde 2006, esta comemoração pretende fechar o ano de actividades da organização com artistas e actividades variadas, com um público também ele variado que aproveitou todo este ambiente de uma forma gratuita.

No lote dos artistas, encontramos Elisabete Moutinho, fadista e a única representante lusa no evento.

Elisabete Moutinho cantou e encantou o público com um repertório de fados diversos, com a expressão e a sensibilidade que caracterizam o estilo musical mais português de Portugal.

"Fui convidada pela organização para cantar nesta festa, e é com muito prazer que aqui estou", confessa a fadista que, com 60 anos de idade, tem uma carreira muito curta que nasceu por acaso. "Há 3 anos tive um cancro da mama e o meu médico aconselhou-me uma terapia psicológica para tentar passar toda esta fase difícil. Eu apenas conhecia uma: o fado. E foi a partir de aí que comecei a cantar, embora não procure ter fama ou sucesso", diz. Apesar desta sua humildade, a artista chegou à final do concurso "Micro d’Ouro" no Luxemburgo, já participou em programas televisivos como "Portugal sem Fronteiras" da RTP, assim como o concurso televisivo "História de um Povo" do encenador Filipe la Féria. Tendo já gravado 16 CD's de fados, Elisabete Moutinho não conhece limites quando se trata de cantar o fado. "Canto, se for preciso, quatro ou cinco horas seguidas de fado. Mesmo o fado de Coimbra, que é um fado para ser cantado por homens, eu gosto de cantar. Mas o meu fadista preferido e o maior de todos é Fernando Farinha", confessa Elisabete. Vivendo em Lallange (Luxemburgo) desde 1974, Elisabete está aberta a todos os convites para cantar "exclusivamente em festas de solidariedade e eventos culturais, pois, como disse, eu não procuro a fama, mas simplesmente fazer sentir o fado ao público, com as suas emoções e melodias".

Quanto à próxima "Festa de fim de época" da Kulturfabrik, ela acontecerá em 2013.

Texto e fotos: Gualter Veríssimo

1 comentário: