sexta-feira, 15 de julho de 2011

Maternidade de Wiltz fecha debaixo de protestos


A maternidade de Wiltz encerra já no final deste mês, altura em que os serviços deverão ser transferidos para Ettelbruck, mas os protestos continuam.

Na quinta-feira, 14 de Julho, centenas de pessoas manifestaram-se na localidade contra o encerramento da maternidade. O protesto, organizado pelo movimento "Non à la fermeture de la maternité de Wiltz", apoiado pelo LCGB, reuniu mais de 300 pessoas na praça do Monumento Nacional da Greve, de onde partiram em marcha silenciosa até à comuna.

O burgomestre de Wiltz, Fränk Arendt, recebeu os manifestantes, que lhe entregaram uma petição com 2.500 assinaturas em que pedem a manutenção em funcionamento da maternidade.

Antes, já o movimento "Non à la fermeture de la maternité de Wiltz", criado no Facebook, tinha entregue uma petição na Câmara de Deputados apelando a que a maternidade, a funcionar na Clínica de Saint-Joseph, não seja fechada. Sem resultado. O encerramento chegou a estar previsto para o final do ano, mas foi antecipado para o final deste mês.

O burgomestre de Wiltz prometeu fazer tudo o que estiver ao seu alcance para manter este serviço, mas diz que o Ministério da Saúde está de pedra e cal.

Texto e foto: Rui Melo

Sem comentários:

Enviar um comentário