domingo, 31 de julho de 2011

Ramadão cumpre-se entre 1 e 29 de Agosto, também no Luxemburgo

Na sua primeira reunião na mesquita LJM de Bonnevoie, a Shoura (assembleia eleita das comunidades muçulmanas do Luxemburgo) elegeu recentemente uma direcção executiva, com Sabahudin Selimovic como presidente, Jean-Luc Karleskind como vice-presidente, Ferid Hodzic como tesoureiro e Ulcun Ender como secretário.

A Shoura enviará uma carta ao ministro dos Cultos, François Biltgen, para o informar da eleição da assembleia e para pedir uma reunião. É com esta instância que o ministro quer negociar uma convenção, à imagem do que se tem sido feito com outros cultos.

Por ocasião da sua reunião constitutiva, a Shoura convidou os imãs do país a reunir-se sob a presidência do conselho religioso da Shoura, para chegar a acordo sobre a regra a seguir para fixar o princípio e o fim do Ramadão. Esta questão tem sido debatida no mundo muçulmano e o Luxemburgo não é excepção. O dr. Jaballah explicou a posição do Conselho Europeu da Fatwa e da Investigação. Em 2007, aquando da sua 17a sessão realizada em Sarajevo, o Conselho adoptou a posição de que o cálculo astronómico, um dado fiável e cientificamente consensual, é uma boa base de decisão susceptível de unir os muçulmanos. Este método permite fixar muito tempo antes a data do início e do fim do mês lunar. É válida para o mundo inteiro, uma vez que a data do início do mês é a que permite a visão da lua nova num qualquer ponto do globo.

O conselho de imãs aprovou esta posição e fixou, provisoriamente, o início do Ramadão do ano 1432 (ano cristão de 2011) a 1 de Agosto próximo e o último dia é o 29 de Agosto. A festa Aid al Fitr fica, por isso, marcada para 30 de Agosto.

F. Pinto
Foto: Guy Jallay

Sem comentários:

Enviar um comentário