Numerosos projectos urbanísticos estão em andamento ou serão lançados nos próximos tempos na cidade do Luxemburgo. O objectivo é unificar quarteirões, dinamizar o comércio no centro da cidade ou ainda aligeirar o tráfego automóvel (ver atmbém artigo na página seguinte).
Um desses projectos é a "Porta de Hollerich". Actualmente, circulam na capital mais 617 mil veículos e até 2030 calcula-se que esse número atinja um milhão. Um cenário que as autoridades políticas nacionais e comunais querem evitar, desenvolvendo a rede de transportes públicos, o que significa também transformar a imagem da capital luxemburguesa. A zona da "Porta de Hollerich" é um exemplo flagrante.
Um projecto colossal
O projecto para a entrada na capital através de Hollerich é colossal e compreende diferentes domínios – ambiente, transporte e alojamento.
No coração do bairro – e do projecto no seu todo – está a gare periférica de Cessange (na imagem, ao lado), um verdadeiro pólo de distribuição de passageiros para o autocarro, o comboio e o futuro eléctrico. A primeira vantagem desta estação é permitir à Europarail, que liga as instituições europeias entre Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo, ganhar 10 minutos no seu trajecto ao não passar pela gare central. A segunda vantagem prende-se com o facto de libertar o centro da cidade de uma boa parte do tráfego e de servir o transporte escolar para os liceus da zona do Geesseknäpchen (Hollerich/Merl).
Nesta zona, a área do Conservatório de Música do Luxemburgo está a crescer e estão a ser criadas ligações para peões entre o campus escolar e a gare. O antigo matadouro, onde funcionam actualmente serviços da Cruz Vermelha luxemburguesa e serviços da autarquia da capital deverá transformar-se num centro cultural para jovens.
Actualmente, a auto-estrada A4 termina no coração do bairro de Hollerich e o tráfego abranda ao chegar à primeira rotunda, junto ao parque de estacionamento Bouillon (P&R). As alterações vão transformar essa parte da auto-estrada em "boulevard" urbano, como aconteceu no Kirchberg. Em redor desta entrada na capital, serão construídas novas estruturas, nomeadamente habitação, lojas comerciais e escritórios. Os automobilistas terão a possibilidade de deixar os carros num dos parques da zona e apanhar o autocarro ou o eléctrico para o centro da cidade.
Casas unifamiliares, apartamentos, escritórios deverão ser construídos no local onde até há um ano se situava a Luxlait, em Merl, que se mudou para Bissen, e ao longo do novo "boulevard" urbano, junto da futura gare periférica.
Ecologia e qualidade de vida
Mas a grande originalidade do projecto reside na sua preocupação ecológica e de qualidade de vida dos residentes.
Actualmente, a "Porta de Hollerich" é uma zona florida por centenas de plantas que bordejam a estrada, mas não é um local onde é agradável passear. Um dos objectivos do projecto é precisamente transformar esse local numa espécie de parque natural, ligando Merl, Cessange, Hollerich e o Vale da Pétrusse através da criação de "ilhas" de natureza. Ao todo, três novos parques deverão ser criados e os riachos de Merl e Cessange vão ser recuperados. Será assim possível caminhar entre o Grund e Cessange, sempre em contacto com a natureza, enquanto que o bairro de Hollerich disporá de muito mais zonas verdes e de peões do que actualmente (ver imagem).
O projecto global deverá estar terminado até 2030. A gare periférica de Cessange deverá estar pronta até 2015.
Imagens/Fotos: Tessy Hansen/ARGE.PHD/Architectes Paczowski & Fritsch/Cidade do Luxemburgo
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