sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Kirchberg: Semana da Habitação - a partir de hoje na Luxexpo

A Semana Nacional da Habitação é uma espécie de salão luxemburguês da habitação, com o objectivo de funcionar como uma montra representativa do mercado imobiliário no Grão-Ducado. O certame decorre durante quatro dias, entre sexta e segunda-feira, na Luxexpo, em Kirchberg.

Os visitantes podem informar-se sobre novos produtos, serviços e apoios estatais no sector da habitação, receber conselhos sobre aquisição e construção, bem como ficar a saber tudo sobre casas ecológicas, um dos cavalos de batalha do governo nesta matéria.

No salão organizado pelo Ministério da Habitação vão estar representados o Fonds de Logement, além de profissionais de agências imobiliárias e bancárias, construtores e empresas que propõem produtos para a construção de casas.

A situação actual não é fácil para quem deseja comprar casa, reconheceu o ministro da Habitação, Marco Schank, na apresentação do salão deste ano. Depois de uma ligeira estagnação durante a crise, os preços do imobiliário voltaram a subir este ano. Além disso, as novas construções têm sido edificadas nos terrenos mais caros das comunas da periferia da capital e do sul do país.

O ministro voltou a recordar os números, conhecidos desde o final de Agosto: o preço dos apartamentos novos subiu 6,7 % entre Junho de 2010 e Junho de 2011; no mesmo período, os apartamentos antigos aumentaram 5,2 %. O preço das vivendas também aumentou.

O ministro explica estes aumentos pela forte procura, já que, só em 2009, chegaram mais 10 mil pessoas ao país, oito mil das quais estrangeiras. Além disso, recordou, "as taxas de juros continuam baixas e as pessoas vêem no imobiliário um investimento seguro".

O ministro anunciou ainda uma série de medidas que vão ser apresentadas em Dezembro e postas em prática em 2012, como a reforma dos subsídios e das bonificações, que vão ser calculados em função dos rendimentos de cada família, e a introdução de um eco-empréstimo a taxa zero.

Sem comentários:

Enviar um comentário