O fim das férias de Verão traz uma nova temporada para as artes. Em Setembro, teatros, auditórios, salas de concertos, museus e galerias reabrem portas com um novo programa de actividades. Este ano, a rentrée cultural anuncia-se diversificada, com alguns repetentes mas também muitas estreias. As escolhas que se seguem limitam-se à música e às artes de palco.
Começamos pela presença portuguesa, destacando a vinda do cantor e compositor Sérgio Godinho (na foto, àesquerda), que este ano lança um novo álbum, assinalando 40 anos de carreira, e o regresso do quarteto de concertinas Danças Ocultas, cuja estreia no Luxemburgo se deu em Março, na Philharmonie. Ambos actuam no dia 21 de Outubro: Sérgio Godinho, cuja última passagem pelo Grão-Ducado remonta a 1998 (em Esch), regressa desta vez convidado pelo Centro Cultural Kinneksbond, em Mamer; os Danças Ocultas passam pelo palco do Centro Opderschmelz, em Dudelange.
A cantora Cristina Branco e o grupo Deolinda integram o ciclo "Autour du monde", na Philharmonie. Cristina Branco regressa após concertos em 2001 e 2006, e traz um fado-tango a 23 de Outubro. Depois da estreia no Luxemburgo em Outubro de 2010, os Deolinda voltam com o seu "fado moderno" a 4 de Março de 2012 (em substituição do concerto de Mariza, cancelado recentemente).
A Orquestra Sinfónica da Casa da Música do Porto faz a sua estreia no Luxemburgo, também na Philharmonie. Sob direcção de Christoph König e com Lise de la Salle ao piano, os músicos interpretarão obras de Ludwig van Beethoven, John Adams e Igor Stravinsky a 5 de Outubro.
Os Homens da Luta (na foto, ao lado), fenómeno musical e popular, param por cá pela primeira vez na sua jovem carreira que os levou já ao Festival eurovisão da Canção (2011) e comemoram o 19o aniversário da Rádio Latina com um concerto no Centro Cultural Tramsschapp, em Limpertsberg, a 15 de Outubro.
Também o humorista Herman José regressa ao Grão-Ducado após ter cá estado em 2007. Desta feita é trazido pela mão da Associação de Actividades dos Portugueses de Steinfort para um espectáculo a 29 de Outubro, no Centro Roudemer, em Steinfort.
A Philharmonie prossegue os ciclos de grandes orquestras e artistas, compositores e intérpretes, oferecendo um programa que vai do clássico ao experimental e do ecléctico ao didáctico, como é o caso do ciclo "Dating". Facilitar o acesso à música clássica, estimulando a aprendizagem, são os propósitos deste programa que propõe ao espectador conhecer um autor na sua intimidade, desfrutando da sua música e das explicações fornecidas pelos apresentadores. O primeiro encontro dá-se com o compositor checo Dvorák (ver agenda cultural na pág. 21). Num outro registo, centrado nas músicas actuais, o Atelier e o CarréRotondes/EXIT07 (ambos em Hollerich) comandam as programações mais originais e alternativas. Mas também a Rockhal (Belval), o Opderschmelz (Dudelange) e o Trifolion (Echternach) oferecem concertos a não perder. O Grande Teatro promove um programa de produções nacionais e internacionais de prestígio e oferece, uma vez mais, um justo equilíbrio entre o clássico e o contemporâneo, com especial destaque para a dança e a ópera.
O Teatro Municipal de Esch/Alzette lança-se numa produção própria, onde teatro, dança, música, vídeo e ilusionismo se juntam para dar vida a "Drácula", de Bram Stoker. Com David Goldrake, no papel principal, Yannick Géraud, Sylvia Camarda, Luc-Emmanuel Betton, Fred Frenay e Samuel Meystre; dramaturgia e direcção de Claude Mangen e coreografia de Bernard Baumgarten (estreia em Março).
Para os mais novos anuncia-se a 5a edição do festival "Traffo", um programa de qualidade versado sobre as artes de palco e atento às criações, nacionais e estrangeiras, destinadas a crianças, jovens e adultos. O programa arranca em Outubro e estende-se até Julho de 2012.
Assim, todos os géneros confundidos, tome nota do que lá vem.
Música: Sun Ra Arkestra (Trifolion, 22 de Setembro), "Melting Session 4: Cell(o)Division" (Opderschmelz, 28 de Setembro), Tori Amos (Atelier, 4 de Outubro), Jonathan Jeremiah (Atelier, 21 de Outubro), Bob Dylan e Mark Knopfler (Rockhall, 21 de Outubro), Maria Schneider Orchestra (Philharmonie, 22 de Outubro), Fool's Gold (EXIT07, 27 de Outubro), Braids + Peter Kernel (EXIT07, 4 de Novembro), Eric Bibb e Staffan Astner (Philharmonie, 13 de Outubro), Agnes Obel (Rockhall, 21 de Novembro), dEUS (Atelier, 25 de Novembro), Keren Ann (Atelier, 8 de Dezembro), Selah Sue (Rockhal, 14 de Dezembro), Grigory Sokolov (Philharmonie, 9 de Dezembro), Dobet Gnahoré & Band (Philharmonie, 27 de Janeiro de 2012), Chick Corea + Gary Burton (Philharmonie, 22 de Abril).
Teatro: no Grand Théâtre, "Venus"/Robyn Orlin (teatro musical, 16-17 Nov.), "Shoes" (teatro-musical, 25-27 Abr.), "Tout le monde veut vivre"/Hanokv Lévin/Carole Lorang & Mani Muller (1, 3-5 e 7 Out.) e "Mademoiselle Julie", Strindberg/Juliette Binoche (4-5 Maio)); no CAPE, "Freakshow"/The Tiger Lillies (14 Jan.) e "Le monte-plats"/Harold Pinter (24 Maio).
Dança: no Grand Théâtre, Anne Teresa de Keersmaeker (9 Nov.), Akhram Khan (18, 20-21 Jan.), Sidi Larbi Cherkaoui (23-24 Mar.), Sylvia Camarda (19 e 28 Abr.) e Sasha Waltz (14-15 Jun.).
Ópera: no Grand Théâtre, "La Didone", de Francesco Cavalli (26-28 Out.) e "Ring Saga", tetralogia de Richard Wagner (2-4 Dez.).
Para mais informações, consulta da agenda cultural do país e busca de contactos, visite o sítio http://citymag.lu , na internet.
Sandra Resende
Fotos: Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário