quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Luxemburgo/Eleições comunais: Listas estão fechadas e campanha eleitoral já começou

As eleições comunais do próximo dia 9 de Outubro vão contar com a participação de 3.323 candidatos que se apresentam a escrutínio para preencherem os 1.129 lugares de conselheiros comunais das 106 autarquias.

A campanha já está na rua. Os grande partidos já começaram a espalhar os outdoors com as caras dos seus candidatos, sobretudo nas localidades onde se espera uma campanha muito disputada.

A excepção deverá ser a campanha dos candidatos que concorrem às oito comunas onde vigora a eleição por maioria e onde o número de candidatos é inferior ou igual ao número de lugares a preencher. Aqui não se prevê um grande combate eleitoral e pode até nem haver eleições nesse dia. Os oito municípios nesta situação são: Schieren, Weiler-la-Tour, Consdorf, Consthum, Eschweiler, Neunhausen, Waldbredimus e Tandel.

A partir de Janeiro do próximo ano, por causa das fusões de municípios entretanto realizadas, o número de comunas no Luxemburgo vai passar de 116 a 106, ou seja, menos dez municípios.

Dezasseis comunas deram entretanto lugar a seis entidades territoriais: Aerenzdallgemeng (Ermsdorf e Medernach), Clervaux (Clervaux, Heinerscheid e Munshausen), Esch/Sûre (Esch/Sûre, Heiderscheid, Neunhausen), Käerjeng (Bascharage e Clemency), Parc Hosingen (Consthum, Hoscheid e Hosingen), e ainda Schengen (Burmerange, Wellenstein e Schengen). As fusões decorreram até agora por vontade expressa das comunas, mas o ministro do Interior, Jean-Marie Halsdorf, quer acelerar o processo para que se atinja o patamar dos três mil habitantes em cada município luxemburguês, o que ainda não é o caso de todas as comunas do país.

As eleições do dia 9 de Outubro prometem ser muito disputadas nas 44 comunas com mais de três mil habitantes, uma vez que nestas localidades vigora o sistema de proporcionalidade. Os tradicionais partidos já apresentaram as suas listas: o CSV vai apresentar-se às eleições em 44 comunas, o LSAP em 42, o DP em 39 e os Verdes em 34. Na semana passada realizou-se, no Tribunal da Comarca do Luxemburgo, o tradicional sorteio para estabelecer a ordem da apresentação dos partidos nos boletins de voto. O partido "Déi Gréng" (Os Verdes) vai aparecer em primeiro lugar, seguido do CSV (Partido Cristão-Social), do LSAP (Partido Socialista), do DP (Partido Democrático), do KPL (Partido Comunista Luxemburguês), do "Déi Lénk" (A Esquerda) e por último, em sétimo lugar, vem o ADR (Partido Reformador Alternativo Democrático).

Sem comentários:

Enviar um comentário