quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Statec diz que somos 81 mil, Consulado insiste nos 100 mil

O cônsul de Portugal no Luxemburgo não acredita nos últimos números do Statec, que dão conta de 81.300 portugueses a residir no Luxemburgo.

Um número que, segundo o instituto de estatísticas do Luxemburgo, mostra que nos últimos vinte anos o número de portugueses no Grão-Ducado aumentou para mais do dobro.

O cônsul de Portugal no Luxemburgo continua a apostar que existem cerca de 100 mil portugueses a residir no Luxemburgo, e diz que não compreende os números do Statec. "Todos os dias chegam novos portugueses aqui ao Consulado para se registarem, porque precisam de documentos, e o Statec insiste em reduzir esse número. Não percebo porquê!", afirma o cônsul de Portugal no Luxemburgo. Carvalho Rosa diz que "há que esperar pelos resultados dos Censos realizados este ano". "Esses vão ser resultados fiáveis. O STATEC só conta os portugueses que estão inscritos nas comunas. Mas nós, aqui, temos os que estão inscritos nas comunas e os outros que não se inscrevem porque não conseguem arranjar trabalho. Quantos portugueses estão no Luxemburgo e porque não conseguem trabalho, não se inscrevem nas comunas? Eu diria milhares", garante Carvalho Rosa.

Mas há mais, diz o cônsul. "Só nos primeiros nove meses deste ano registámos tantos recém-chegados ao Luxemburgo como em todo o ano passado, ou seja, 4.500 portugueses; e no ano anterior, em 2010, já tínhamos registado outros 4.500. A verdade é que cada vez somos mais, mas para o STATEC somos sempre menos", desabafa o cônsul de Portugal no Luxemburgo. DM

Sem comentários:

Enviar um comentário