quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Eleições comunais de 9 de Outubro: Coligações entre vencidos relegam vencedores para a oposição

A 9 de Outubro os eleitores votaram para as eleições comunais. Se em algumas autarquias, os resultados foram claros e ditaram um vencedor logo na noite das eleições, noutros municípios, os vencidos multiplicaram esforços para chegar ao poder, relegandoos vencedores para a oposição. Esta última situação aconteceu, por exemplo, em Contern, Dippach, Bascharage, Bettembourg, Esch/Sûre, Steinsel e Strassen. Este é o rescaldo das negociações dos últimos dias em algumas das autarquias do país.
___________________________

Bascharage – Michel Wolter (na foto, à direita), do CSV, é reconduzido como burgomestre, apesar de o seu partido ter perdido um assento, ficando apenas com cinco. O LSAP foi o grande vencedor, alcançando sete assentos. Mas CSV e Verdes uniram-se com a lista local de Clémency (as comunas fusionam em Janeiro de 2012) e passam à frente do LSAP. O candidato socialista Yves Cruchten (na foto, à esquerda) também tentou uma coligação com os Verdes de Clémency, mas antes destas começarem já os ecologistas se tinham ligado ao CSV.

Na segunda-feira à noite e em sinal de protesto, Cruchten organizou no Hall 75 um cortejo fúnebre simbólico para "enterrar" a democracia em Bascharage.

Bettembourg – Roby Biwer e Guy Frantzen (LSAP) foram os mais votados e o LSAP foi o vencedor incontestável. Mas à mercê de uma coligação CSV-Verdes-DP, os socialistas perdem um dos seus bastiões ao fim de 24 anos e Laurent Zeimet (CSV) será o novo burgomestre, secundado por Josée Lorsché (Verdes) e Gusty Graas (DP).

Consdorf – Não houve eleições por não haver candidatos suficientes para os postos a ocupar. Na quinta-feira, a equipa disposta a trabalhar elegeu André Poorters para liderar a edilidade, e Camille Weiland e Marco Bermes como novos vereadores.

Contern - O ainda burgomestre Jim Schmitz (CSV) venceu as eleições, mas LSAP e DP decidiram unir-se numa coligação e "roubar-lhe" o posto. LSAP e DP vão dividir o cargo de burgomestre e de 1° vereador: até 2014, Jean-Marie Mangen (DP) será burgomestre e o seu 1° vereador Fernand Schiltz (LSAP). Entre 2014 e 2017, o burgomestre será do LSAP e o seu 1° vereador do DP.

Dippach – O actual burgomestre Claude Bosseler foi o mais votado, mas LSAP e DP coligaram-se e voltam a eleger para o cargo Ady Hahn (LSAP), o anterior burgomestre. Antes da legislatura este cederá o cargo a Manon Bei-Roller (LSAP).

Echternach - O CSV saiu vencedor do escrutínio. Negociou primeiro com os Verdes, que ganharam três assentos. Mas não conseguindo chegar a acordo com estes quanto à partilha dos lugares de vereadores, o CSV decidiu finalmente coligar-se com o LSAP. Resultado: Théo Thiry (CSV) guarda o lugar de burgomestre, apesar de ter sido apenas o 4° mais votado. Marc Diederich (CSV), o candidato mais votado, cede o lugar máximo na autarquia, alegando razões profissionais, e contenta-se com o posto de vereador, a par de Ben Scheuer (LSAP).

Esch/Sûre – Apesar de ter sido apenas o 4° mais votado, Gilles Kintzelé vai continuar a dirigir a autarquia. Foi o que ficou decidido em conselho comunal na semana passada (7 votos contra 6). Em sinal de protesto, Robert Everling, o candidato mais votado a 9 de Outubro, decidiu retirar-se do conselho comunal.

Goesdorf - A equipa dirigente vai ser composta por Nobert Maes (burgomestre), Marc Siebenaler (1° vereador) e Marie-Rose Rentmeister-Pfeiffer (2° vereador).

Grevenmacher – CSV e Verdes dividem a coligação no poder. LSAP e DP, que partilharam os destinos do município durante anos, passam para a oposição. O novo burgomestre é Léon Gloden (CSV) e os vereadores Monique Hermes (CSV) e Marcel Lamy (Verdes). Este último trocará o seu posto a meio da legislatura com Aly Gary (Verdes).

Kiischpelt – Apesar de ser apenas o segundo candidato mais votado, Armand Mayer continua a chefiar a autarquia. Alphonse Wenkin continua na vereação até 2015, altura em que será substituído por Jean-Marie Boumans e Yves Kaiser.

Kopstal - Depois das negociações, a lista com mais votos, "Är Equipe" preferiu negociar com os terceiros mais votados, o CSV, em detrimento dos segundos mais votados, o DP: Romain Adam ("Är Equipe") continua assim burgomestre, Florent Clausy (CSV) será 1° vereadador e o cargo de 2° vereador será dividido entre Claire Geier (Är Equipe) e Thierry Schumann (CSV).

Nommern – Não houve eleições por falta de candidatos, mas a equipa chegou a acordo da seguinte forma: Marc Eicher continua burgomestre, secundado por Victor Diderrich e John Mühlen. Mas nos postos de vereador haverá troca com os outros candidatos ao longo dos seis anos de mandato.

Manternach – O candidato mais votado, o burgomestre Willi de Jong cede o lugar a Henri Frank, que vai ser secundado por Alex Haag e Alix Klein-Ungeheuer.

Mersch – O DP ganhou mais um assento, os Verdes também e o CSV perdeu um. No entanto, Albert Henkel (DP) decidiu continuar a dirigir uma coligação DP-CSV.

Mertzig – Reconduzido no posto de burgomestre, Claude Staudt nomeou para 1°vereador não o segundo candidato mais votado, Mike Poiré, mas o terceiro, Amaro Garcia. Agastado com o desaforo, Poiré demitiu-se e será Jos Clees o 2° vereador.

Mondorf – Maggy Nagel continua a dirigir uma autarquia DP-Verdes, apoiada agora pelos vereadores Lex Delles e Steve Schleck.

Pétange – O CSV vencedor decidiu trocar a coligação com o DP por uma com o LSAP, respeitando assim a vontade dos eleirores. Pierre Mellina (CSV) continua burgomestre, Roland Breyer e Raymonde Conter-Klein (ambos CSV) continuam na vereação. Muda apenas o 3° vereador, que passa a ser Jeannot Linden (LSAP).

Remich - O CSV conseguiu mais votos que os Verdes, mas Henri Kox (Verdes) continua nas rédeas da autarquia, secundado por Gaston Thiel (CSV) e Pierre Sineger (CSV).

Schengen – Ben Homan foi o candidato mais votado e o actual burgomestre Roger Weber ficou em 4° lugar. Apesar disso e apoiado por uma maioria de conselheiros comunais, Weber pretendia ficar no lugar. Após contestação geral dos eleitores, Weber desistiu do cargo a favor de Homan e deverá contentar-se com o lugar de vereador ao lado de François Hemmen e Georges Laux. O 2° vereador, Hemmen, deverá ceder o lugar a meio da legislatura a Michel Gloden.

Schieren – Não houve eleições. A equipa que se apresentou para trabalhar reconduziu Marc Schmitz no cargo de burgomestre e Juliette Kemp-Weber como vereadora. A segunda vereadora passa a ser Camille Pletschette.

Steinsel – Jean-Pierre Klein (LSAP) guarda o posto de burgomestre e terá como vereadores Marcel Oberweis (CSV) e Fernand Marchetti (LSAP). Mas o DP, que ganhou assentos nestas eleições, foi relegado para a oposição.

Strassen – Apesar de Marc Fischer (DP) ter sido o mais votado, CSV-LSAP-Verdes acordaram-se em coligação para continuar a dividir o poder com o mesmo burgomestre nas rédeas: Gaston Greiveldinger (LSAP). Mudam apenas os vereadores: Nico Pundel e Jean-Paul Faber.

Walferdange – Guy Arendt (DP) vai dirigir a autarquia em coligação com o LSAP.

Wintger – Marcel Thommes (CSV) continuará a dirigir uma coligação CSV-LSAP com a mesma vereação.

Wormeldange – O mais votado foi Gérard Schumacher, candidato pela primeira vez. Após negociações com o actual burgomestre Jean Beining, Schumacher deixa-lhe o lugar máximo da autarquia e contenta-se com o posto de 1° vereador. O cargo de 2° vereador será partilhado entre Martine Schmit e Mathis Ast.

As negociações prosseguem em muitas outras comunas, como, por exemplo em Vianden, em que se esperava que a burgomestre Gaby Heger-Frantzen fosse reconduzida. Mas esta anunciou que deixaria o cargo em Janeiro, talvez devido aos seus maus resultados no sufrágio. Frantzen ficou em 5° lugar atrás de Marc Schaefer, Henri Majerus, Claude Tonino e Joé Heintzen. O novo burgomestre será um destes.

José Luís Correia

Sem comentários:

Enviar um comentário