Foi a 7 de Outubro de 1971 que um grupo de imigrantes oriundos maioritariamente do centro de Portugal se reuniram para fundar a associação Juventude Lusitana. Ao princípio conhecidos como o grupo do bar dos artistas tiveram sede em diferentes pontos da cidade de Luxemburgo antes de se estabelecerem definitivamente na rua de Anvers.
A sede, que é propriedade da associação, era antigamente uma padaria. Os sócios da época renovaram inteiramente as instalações e hoje possuem um local onde a amizade e a convivialidade reúnem portugueses e descendentes provenientes de Viseu, Coimbra, Leiria, Santa Comba Dão, Figueira da Foz e outras regiões, principalmente do centro de Portugal.
O actual presidente, João Sousa, que já tinha dirigido a associação entre 1998 e 2001 lembra que foi o futebol que esteve na origem da fundação da associação. "Nessa época a associação contava com uns cem sócios. Conseguimos ser campeões da segunda e primeira divisões do campeonato português no Luxemburgo", contou o mesmo ao Contacto. Hoje em dia, com mais ou menos 50 sócios, as actividades da Juventude Lusitana concentram-se em serões e matinés de convívio. Na sede reúnem-se regularmente para a passagem do ano e diferentes aniversários. Alguns sócios fundadores como a Emília Espada, o Rogério da Silva Santos ou o Fausto Seixas continuam presentes e perpetuam a lembrança dos antigos sócios desaparecidos.
A equipa dirigente enfrenta o futuro com uma certa confiança. De certo vai ser difícil chegar às antigas cimeiras mas regularmente novas caras passam pela casa e alguns ficam, asegurando o futuro da associação.
Foto e texto: Carlos de Jesus
Sem comentários:
Enviar um comentário