sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Sindicato luxemburguês OGBL coopera com sindicatos de Cabo Verde

A OGBL prepara-se para iniciar um projecto social que visa informar a população cabo-verdiana sobre a Segurança Social e o direito do trabalho através das novas tecnologias da comunicação. A implementação está marcada para o próximo dia 1 de Novembro e terá duração de dois anos.

A iniciativa tem como propósito reduzir a pobreza criando postos de trabalho, reforçando a economia e fomentando a contribuição da população através de impostos. Objectivo este que, segundo Armand Drews, coordenador do projecto, será alcançado tornando acessível a informação, principalmente às populações do meio rural.

A deficiente rede de transportes existente em Cabo Verde e os preços elevados das estadias, levam a que a União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde – central Sindical (UNTC-CS) não chegue a todas as ilhas e responder aos vários pedidos que chegam. "Para colmatar esta problemática, os sindicatos dispersos pelo território nacional deverão ser dotados por equipamentos informáticos e de comunicação para facilitar a comunicação a partir da sede social na Praia, tornando desnecessária a deslocação", explica Armand Drews.

As novas tecnologias da comunicação e da informação são, portanto, a aposta máxima desta iniciativa que financiará equipamentos modernos de comunicação e a formação de base em informática às populações, combatendo assim o isolamento. As formações serão administradas uma vez por mês durante o período de um ano. O propósito destas formações é reduzir o isolamento das populações rurais, revitalizar as actividades de sensibilização para a importância de estar inscrito na Segurança Social e melhorar a informação sobre o direito do trabalho.

A ONG-OGBL solidariedade sindicall, OGBL Departamento dos imigrantes, autarquia do Luxemburgo e o Ministério dos Negócios Estrangeiros, departamento de cooperação, são os financiadores do projecto, e contam ainda com a cooperação de várias entidades cabo-verdianas, como a UNTC-CS, que colabora activamente através da gestão das formações, a NOSI (Sociedade estatal da Informação) que irá elaborar e gerir o portal e aconselhará os responsáveis do projecto a nível informático, e ainda, o Ministério do Trabalho e a Segurança Social cabo-verdianos, que vão permitir o acesso às suas páginas de internet, que serão ligadas ao portal. A ONG-OGBL solidariedade sindical, organização criada com a finalidade de apoiar causas sociais nos países com comunidade emigrante no Luxemburgo, está também presente no Ghana com o projecto "Ghana-Luxembourg social trust" onde apoiam mães e filhos no combate à mortalidade materno-infantil.

Foto e texto: Aleida Vieira

Sem comentários:

Enviar um comentário