sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Bettembourg financia projectos em Cabo Verde



O município de Bettembourg vai financiar dois projectos nos sectores de extensão da rede de água e da educação, submetidos pela Câmara Municipal de São Filipe, ilha de Fogo, Cabo Verde, no quadro da cooperação descentralizada com esse país.

A decisão foi comunicada ao presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Eugénio Veiga, na semana passada, num encontro na Praia em que ficou a saber-se que as acções de cooperação bilateral Luxemburgo/Cabo Verde vão ter início efectivo no principio de 2012 com projectos na área de águas e saneamento.

São Filipe deve igualmente beneficiar de intervenções no sector da educação, cujo projecto está orçado em cerca de 15 mil contos cabo-verdianos e prevê a ligação de luz eléctrica, nas escolas ainda não contempladas, construção ou melhoria das instalações sanitárias, capacitação de professores na área de informática e aquisição de computadores para equipar as escolas do município.

No domínio da água, o financiamento é superior a 15 mil contos e vai contemplar a extensão da rede de água a partir da região de Inhuco até Ribeira Filipe que, no quadro da utilização do fundo de contrapartida da ajuda alimentar luxemburguesa, vai ser alargada até Campanas de Cima, cobrindo assim quase todas as localidades do município.

Esses dois projectos já se encontram no Ministério da Cooperação do Luxemburgo e têm já financiamento garantido, devendo o fundo de contrapartida da ajuda alimentar do Luxemburgo financiar outros dois projectos já acordados: a extensão de água até Campanas de Cima e a construção do matadouro na cidade de São Filipe.

Ao todo, explicou Eugénio Veiga, São Filipe vai receber da Cooperação luxemburguesa cerca de 70 mil contos para os quatro projectos.

Sem comentários:

Enviar um comentário