quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Destaques do CONTACTO de 14 de Dezembro de 2011

(clique para ampliar)
 No CONTACTO desta semana voltamos a fazer manchete com as crianças que estiveram detidas 17 dias na Prisão de Schrassig. Uma tem dez anos, a outra 11, e estiveram reclusas com os presos de delito comum. A notícia tinha sido dada em primeira mão e em exclusivo pelo CONTACTO há quase um mês.

Perante a onda de indignação e escândalo que a notícia provocou, as crianças foram libertadas na semana passada e os ministros da Justiça e da Família luxemburgueses anunciaram que vão apresentar ainda esta semana um projecto-lei para alterar esta situação, porque é insustentável e também porque viola a Declaraçáo dos Direitos do Homem e a Declaração dos Direitos da Criança, que o Luxemburgo ratificou. Mas a verdade é que não há outra infra-estrutura para acolher os detidos menores e durante os próximos tempos as crianças que forem detidos vão mesmo continuar a ir parar a Schrassig.

Domingo é o Dia Internacional dos Migrantes e, por esta ocasião, o CONTACTO falou com um casal português imigrado no Grão-Ducado. Empurrados pela falência de uma empresa de tecelagem em Portugal, ele veio em 2006 e dois anos depois veio a mulher. Ao CONTACTO contam a sua vinda para o Luxemburgo.

Falámos ainda com duas artistas que passaram esta semana pelo Luxemburgo: a fadista Soraia Branco e a artista de circo Cátia Torralvo.

No Desporto, estivemos à conversa com Filipe Vilaverde, o novo treinador do Mondercange.

Estas e outras notícias, no CONTACTO desta semana, o seu jornal no Luxemburgo. _____________________________________

Ainda não recebe o CONTACTO em casa? 

Para receber gratuitamente o CONTACTO e o Point24 em português, (exclusivamente para residentes no Grão-Ducado), inscreva-se no site oficial do jornal (http://www.jornal-contacto.lu/) ou pelo tel. 4993-9393 (Departamento de Assinaturas).

Assinantes não-residentes no Luxemburgo: Como o jornal é gratuito, criámos para os residentes fora do Luxemburgo (França, Bélgica, Alemanha, Portugal e resto da Europa) uma assinatura de 52 euros/ano, que visa apenas cobrir as despesas de envio anuais, de modo a que o jornal, na prática, continue a ser gratuito. Os interessados devem contactar o nosso Departamento de Assinaturas pelo tel. + 352 4993-9393.

Sem comentários:

Enviar um comentário