terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Guimarães celebra hoje 10 anos da elevação a Patrimonio Mundial

Guimarães celebra hoje dez anos da elevação do Centro Histórico a Património Mundial pela UNESCO com a inauguração do Largo do Toural como “ponto alto” das festividades que decorrem sob o lema “O Património somos Nós”.

Depois de quase um ano em obras, o Largo do Toural, “uma das principais praças da cidade”, como a define o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, António Magalhães, vai hoje reabrir.

“A data, 13 de dezembro, é muito cara a Guimarães. Este ano faz dez anos que a UNESCO reconheceu o Centro Histórico da nossa cidade como Património Mundial. Pareceu-nos por isso uma data perfeita para abrir uma das principais portas da cidade, agora regenerada”, explicou o autarca.

Uma dos “marcos” desta regeneração é o “regresso” da Fonte que estava no Largo do Carmo “à casa mãe”, uma vez que a Fonte pertencia originalmente no Toural

“O Largo está agora limpo, restaurado. Vai ser uma excelente porta de entrada na cidade no ano de 2012, durante a Capital Europeia da Cultura”, apontou António Magalhães.

As festividades da data decorrem, este ano, sob o lema “O Património somos nós”, explicado pela vereadora da Cultura, Francisca Abreu, como o “assinalar da identidade de toda a comunidade, da nossa memória do passado e a memória do futuro”.

Segundo Francisca Abreu, “este é um processo coletivo de comunhão e partilha que juntou políticos e técnicos. A celebração deste feito vai também ser um momento de envolvimento de 28 instituições que é mais importante do que qualquer ‘glamour’”.

Além da reabertura do Toural, os festejos incluem exposições fotográficas, artísticas, espetáculos de teatro e de música, bem como vários momentos musicais por toda a cidade.

O início da “festa” está marcado para as 18 horas, no Largo do Toural.

Foto e texto: LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário