quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

CONTACTO: Edição de 7 de Dezembro

(clique para ampliar)

Em destaque esta semana no CONTACTO está a reforma do ensino secundário no Luxemburgo, que deve entrar em vigor em 2013. O ante-projecto de lei foi apresentado pela ministra da Educação e vai estar agora em discussão com todos os intervenientes no processo educativo do país. Mas Mady Delvaux avisa: a última palavra é do Governo.

Na primeira página falamos também da dívida soberana do Luxemburgo, que está sob a vigilância das agências de rating. A Standard and Poor's colocou em perspectiva negativa a dívida soberana de longo prazo do Grão-Ducado. A agência de rating diz que vai esperar pelos resultados da cimeira europeia desta semana para decidir se baixa a classificação do Luxemburgo.

Hoje é dia de greve geral no sector da siderurgia no Grão-Ducado. Os trabalhadores manifestam-se contra o encerramento provisório da fábrica de Schifflange e a redução de actividade na fábrica de Rodange, da ArcelorMittal. A reunião tripartida de 14 de Dezembro vai decidir o futuro dos 600 trabalhadores, que temem o encerramento das unidades já no próximo ano.

Michel Sabbatini é o autor do cartaz da edição do próximo ano do Festival das Migrações. O vencedor foi apresentado na segunda-feira pelo Comité de Ligação das Associações de Estrangeiros, que organiza o festival.

No desporto, o clube Os Lusitanos elegeu uma nova direcção liderada pelo sócio Joaquim Carneiro. Uma eleição que vem na sequência da ruptura amigável com o Mullenbach. Depois de dois anos de descontentamento e mau-estar, os dois clubes puseram fim à fusão que iniciaram em 2009.

Tudo isto e muito mais na edição desta semana do CONTACTO, o primeiro jornal de língua portuguesa no Luxemburgo.

---

Ainda não recebe o CONTACTO em casa?

Para receber gratuitamente o CONTACTO e o Point24 em português, (exclusivamente para residentes no Grão-Ducado), inscreva-se no site oficial do jornal (http://www.jornal-contacto.lu/) ou pelo tel. 4993-9393 (Departamento de Assinaturas).

Assinantes não-residentes no Luxemburgo: Como o jornal é gratuito, criámos para os residentes fora do Luxemburgo (França, Bélgica, Alemanha, Portugal e resto da Europa) uma assinatura de 52 euros/ano, que visa apenas cobrir as despesas de envio anuais, de modo a que o jornal, na prática, continue a ser gratuito. Os interessados devem contactar o nosso Departamento de Assinaturas pelo tel. + 352 4993-9393.

Sem comentários:

Enviar um comentário