sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Futebol: Quatro portugueses no Onze ideal da FIFA


Os portugueses Ricardo Carvalho, Pepe, Nani e Cristiano Ronaldo figuram na lista dos 55 candidatos para o onze ideal de 2011 do prémio instituído pela FIFA e sindicato internacional de futebolistas profissionais (FIFPro).

Entre os 50.000 jogadores profissionais, os dois organismos reduziram a lista para 55 candidatos à equipa do ano, formada por um guarda-redes, quatro defesas, três médios e outros três avançados.
A campeã mundial e europeia Espanha lidera a lista, com 12 candidatos, seguida do Brasil (oito), Alemanha, Inglaterra (ambos com cinco) e Portugal (quatro).

Integram também a lista jogadores oriundos da França, Holanda e Itália (este trio com três jogadores cada), Costa do Marfim, Argentina e Uruguai (todos com dois), Sérvia, Gales, Bélgica, Colômbia, Suécia e Camarões.

Desde 2005, ano em que o prémio começou a ser instituído, Cristiano Ronaldo é o único jogador português que mereceu a eleição para a equipa do ano, nas edições de 2007, 2008, 2009 e 2010.

O internacional português é, a par do argentino Leonel Messi, o segundo jogador que mais presenças tem na equipa do ano, com esta dupla a ser apenas superada pelo defesa central inglês John Terry, um jogador que conta com cinco eleições e volta a figurar entre os candidatos para 2011.

Entre os 55 candidatos, David Luiz, que no final de janeiro trocou o Benfica pelo Chelsea, e o colombiano Radamel Falcao, que no último defeso deixou o FC Porto para assinar pelo Atlético de Madrid, deixam a “marca” de clubes portugueses neste grupo referente a 2011.

A equipa do ano será revelada conjuntamente com o melhor jogador do ano, na gala da FIFA agendada para 09 de janeiro, em Zurique.

A futebolista, os melhores treinadores de futebol masculino e feminino, o melhor golo e o prémio fair play serão os outros galardões atribuídos na gala de Zurique.

Sem comentários:

Enviar um comentário