quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Portugal pode vir a ter de privatizar sector da Saúde

A ex-ministra da Saúde Ana Jorge disse na noite de terça-feira que teme que o setor venha a ser privatizado pelo atual Governo, ao ter de poupar mil milhões de euros na área em 2012.

“Suspeito que seja uma questão ideológica e não uma orientação da ‘troika’, porque vamos reduzir o acesso público à saúde e aumentar em alternativa o setor privado e lucrativo”, afirmou Ana Jorge à Agência Lusa.

“Preocupa-me esta poupança porque vai significar uma redução na prestação dos cuidados”, acrescentou a responsável da Saúde do anterior governo de José Sócrates. Ana Jorge falava à margem da Assembleia Municipal da Lourinhã, à qual preside.

O Governo terá de poupar quase o dobro nos custos com o setor da saúde que o estipulado na primeira revisão do memorando de entendimento com a ‘troika’, passando assim de 550 para mil milhões de euros.

De acordo com a segunda revisão do memorando de entendimento do Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF), o Governo fica agora obrigado a originar poupanças no setor da saúde em 2012 de mil milhões de euros.

A meta estipulada na primeira revisão do memorando estipulava uma poupança efetiva no setor da saúde de 550 milhões de euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário