sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

EXCLUSIVO CONTACTO: Embaixadora nomeada para o Luxemburgo - Rita Ferro odeia desporto e "conversa mole"

Foto: Lusa
Maria Rita da Franca Sousa Ferro Levy Gomes tem 59 anos e foi nomeada embaixadora de Portugal no Luxemburgo. A diplomata ainda está oficialmente em funções na Tunísia (ver texto em baixo), para onde regressa no início da próxima semana. Ao POINT24 , Rita Ferro disse que "conhece muito bem o Luxemburgo".

Rita Ferro ainda está em Lisboa a gozar um curto período de férias. Foi na sua casa em Lisboa que falou muito rapidamente com o POINT24 . A nova embaixadora garante que "conhece muito bem o Luxemburgo", porque esteve cá "em várias reuniões" e por causa de "alguns amigos". Mais não diz porque ainda está "a decorrer o procedimento formal" neste tipo de nomeações e porque "ainda [é] oficialmente embaixadora na Tunísia", explica Rita Ferro.

Foi na Tunísia, em 2007, que Rita Ferro se estreou como embaixadora. A diplomata entrou na carreira em 1978. Licenciada pela Universidade de Lisboa, Rita Ferro ainda leccionou Filosofia num liceu, carreira que trocou pela de diplomata.

Antes da Tunísia Rita Ferro foi cônsul-geral em Madrid. A nova embaixadora de Portugal no Luxemburgo é casada e tem duas filhas.

Numa entrevista à revista das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas, confessa que gosta de ler, de cinema e de teatro e que gosta muito de jardinar. Diz que odeia o desporto e a "conversa mole"!

Texto: Domingos Martins

5 comentários:

  1. foram buscar ao maudia.lu?

    ResponderEliminar
  2. mau dia?! ahahahha
    essa associação que ganha dinheiro só têm conversa mole e a nova embaixador vai lhes por na linha.
    este jornalista foi à fonte e coneguiu notícia e o bom bia, ou mau dia, foi à lusa e não conseguiu mais.

    João Tavares

    ResponderEliminar
  3. http://www.jn.pt/blogs/emletramiuda/archive/2012/01/04/exerc-237-cio-f-237-sico-233-receita-para-tirar-boas-notas.aspx Esta é a minha resposta a esta sra ,talvez lhe fizesse falta um pouco mais de pratica de exercicio fisico,mais q n fosse para começar a pensar antes de falar,caso n saiba é uma pessoa com responsabilidades,se gosta ou n é la com ela,mas todos sabemos os benificios da pratica do exercicio fisico

    ResponderEliminar
  4. http://www.jn.pt/blogs/emletramiuda/archive/2012/01/04/exerc-237-cio-f-237-sico-233-receita-para-tirar-boas-notas.aspx

    ResponderEliminar
  5. Fazer desporto melhora as notas na escola. Foi isso que provaram especialistas holandeses, da Universidade livre de Amesterdão, ao relacionar pela primeira vez a prática de de exercício físico com resultados académicos.

    Provada a influência positiva do exercício na função cerebral e cognitiva, já defendida noutros estudos, ensaiam-se explicações. Uma dela é a de que a prática de desporto ao melhorar a capacidade pulmonar e cardíaca leva também mais oxigénio ao cérebro. Outra das teoria explica a melhora das notas pelo facto do exercício aumentar o nível das endorfinas e das noradrenalina o que faz baixar o nível de stresse e melhorar o humor, referem os autores do estudo no “Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine”.

    Acrescentam ainda os cientistas que a prática de desporto, além de favorecer os factores de crescimento, pode melhorar o comportamento das crianças nas aulas e aumentar a concentração nos conteúdos académicos. Como base para a investigação a equipa da Universidade Livre de Amesterdão utilizou todos os trabalhos publicados entre 1990 e 2010 com referência ao desporto e à aprendizagem escolar, com crianças entre os seis e os 18 anos.

    Na revisão de dados, feita nos 14 trabalhos considerados mais relevantes, os cientistas holandeses provaram a relação entre o exercício físico e as notas. Dizem, agora, ser preciso novas investigações que permitam perceber a quantidade de desporto necessária para obter benefícios cognitivos ou de rendimento.

    0

    0
    Login

    ResponderEliminar