sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Luxemburgo: Número de abortos aumentou em 2011

Foto: Shutterstock
O número de interrupções voluntárias de gravidez aumentou 10 % em 2011, totalizando 602 abortos.
Os números são do Planeamento Familiar luxemburguês e foram divulgados ontem, à margem da conferência de imprensa do Ministério da Saúde sobre a comparticipação em 80 % dos contraceptivos para menores de 25 anos, desde que receitados pelo médico.

Em 2011, foram feitas 602 interrupções voluntárias de gravidez (IVG) no Luxemburgo. De acordo com o Planeamento Familiar, trata-se de um aumento de 10 % em relação a 2010. Estes números não incluem as IVG feitas por recomendação médica, por estar em risco a vida da mãe ou do feto, ou por a gravidez ainda estar dentro do limite legal das doze semanas de gestação.

Regista-se também "um aumento das gravidezes não desejadas junto das adolescentes entre os 16 e os 19 anos", de acordo com Yolande Wagener, porta voz do Planeamento Familiar.

Os contraceptivos são, desde 1 de Janeiro, comparticipados em 80 % para menores de 25 anos, anunciou ontem o ministro da Saúde, Mars di Bartolomeo, em conferência de imprensa. O ministério apresentou a campanha de sensibilização "Ma conception... plus que jamais à ma portée".

A brochura de informação, escrita em quatro línguas (francês, alemão, português e inglês), está disponível em consultórios médicos, farmácias, nos centros de Planeamento Familiar, nas escolas e nos gabinetes de psicologia e orientação escolar.

Mais informações podem ser obtidas em www.cns.lu.

Sem comentários:

Enviar um comentário