quinta-feira, 22 de março de 2012

Portugal/Greve Geral: CGTP anuncia greve parcial dos funcionários das autarquias para 12 de Abril

O secretário-geral da CGTP anunciou hoje uma greve de duas horas dos trabalhadores do poder local para 12 de abril, durante o discurso que encerrou a manifestação de Lisboa em dia de greve geral.
Arménio Carlos informou também que, na próxima quarta-feira, a CGTP apela aos trabalhadores para que se concentrem frente à Assembleia da República para mostrar o seu desacordo face ao "projeto de agressão" que constitui o novo código do trabalho, que nesse dia será discutido e votado na generalidade pelos deputados.
Para dia 31 de março, o dirigente sindical prometeu apoio à jornada de luta contra a precaridade, num dia em que também será discutida no parlamento a reforma administrativa do poder autárquico, que prevê a fusão e a extinção de freguesias.
“Apoiamos a luta contra o fecho das freguesias, do serviço ao público de proximidade”, afirmou Arménio Carlos, como introdução para anunciar a paralisação parcial de 12 de abril.
Estas declarações foram feitas num dia em que, garantiu Arménio Carlos, “muitos milhares de trabalhadores, jovens, desempregados e reformados” fizeram o percurso da manifestação entre o Rossio e a Assembleia da República, no centro de Lisboa.

Manifestantes agredidos pela polícia no Porto, PSP diz não ter registo de agressões     

Vários indivíduos foram hoje agredidos pela polícia, na Praça Carlos Alberto, no Porto, pouco tempo depois de o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, ter sido recebido por centenas de manifestantes em protesto na Reitoria da Universidade.
Segundo o que a Lusa testemunhou, um indivíduo foi preso e, na sequência da detenção, outros manifestantes perseguiram o carro da polícia.
Nesse momento, agentes da polícia desferiram várias bastonadas nas pessoas que se encontravam nas imediações.
Fonte do comando da PSP do Porto disse à Lusa que foram identificadas três pessoas por arremesso de cenouras aos polícias e danos numa viatura policial.
Diz ainda a mesma fonte que uma dessas pessoas estava a resistir à identificação, pelo que foi conduzida a uma carrinha da polícia, para se proceder a esse ato.
A fonte do comando da PSP explicou que houve uma pequena escaramuça junto à carrinha, mas disse também não ter registo de agressões.
Vários manifestantes tentaram obter a identificação dos polícias envolvidas nas agressões, sem resultados práticos.
Um dos agentes presentes no cordão de segurança disse aos manifestantes para apresentarem queixa “amanhã”.

Sem comentários:

Enviar um comentário