sexta-feira, 9 de março de 2012

Portuguesa "fura" filas do Consulado

Maria João Gomes passou três dias a tentar obter uma certidão de nascimento no Consulado de Portugal no Luxemburgo. Até descobrir como "furar" as filas...

"Eu precisava de uma certidão de nascimento para tratar dos papéis do divórcio", conta Maria João Gomes, funcionária europeia no Luxemburgo.

"Por isso fui ao Consulado. Cheguei por volta das 11 da manhã. Por cima das senhas, um aviso dizia: 'Esgotada a capacidade de atendimento'. Percebi que tinha de ir mais cedo. No dia seguinte cheguei por volta das 9h30, mas aconteceu a mesma coisa: já não dava para tirar senha", conta.

À terceira costuma ser de vez, mas Maria João voltou a não ter sorte. "No dia a seguir cheguei às 8h30 da manhã. A sala estava cheia, havia gente à espera na rua, e lá estava outra vez o papel a dizer: 'Esgotada a capacidade de atendimento'. Fiquei sem saber o que fazer: eu às 7h da manhã recuso-me a ir para o Consulado".

A conselho do advogado, Maria João Gomes decide então consultar o Portal do Cidadão. E descobre que pode pedir o documento pela internet. "Só tive de me inscrever no site. Criei um nome de utilizador e uma palavra-passe, paguei vinte euros com o cartão de crédito, e enviaram-me a certidão uma semana depois por correio".

O preço é o mesmo do Consulado, e se o documento for pedido por correio normal, o utente não paga custos de envio. Um alívio para a funcionária europeia, que recomenda o portal como alternativa para pedir documentos.

"Acho que se as pessoas soubessem que há esta possibilidade, muita gente faria isto, em vez de estar horas à espera nas bichas".

Portugal lançou em 2008 o Consulado Virtual, um sistema que deveria disponibilizar serviços pela internet. Mas o POINT24 sabe que o serviço não funciona. As duas máquinas que foram instaladas no Luxemburgo para o Consulado Virtual não funcionam, e os funcionários nunca receberam formação para poderem trabalhar com o equipamento.

Para evitar as filas à porta do Consulado, a única solução continua a ser o Portal do Cidadão (www.portaldocidadao.pt), que só disponibiliza alguns serviços.

Texto: P.T.A.

Sem comentários:

Enviar um comentário