sexta-feira, 23 de março de 2012

"Situação no Consulado é insustentável", acusa Pisco

Foto: Álvaro Cruz
O deputado socialista Paulo Pisco questionou o Governo sobre a precariedade no funcionamento do Consulado de Portugal no Luxemburgo, agravado pelo aumento do trabalho no posto consular e pela redução dos funcionários.

Paulo Pisco quer saber se o executivo tem consciência da "situação insustentável" no Consulado de Portugal no Luxemburgo e se está disponível para dotar o Consulado dos meios humanos e materiais adequados para responder às necessidades, e ainda se tem consciência da forma como a imagem de Portugal está a degradar-se neste país. Na segunda questão parlamentar sobre o assunto que apresenta no espaço de três semanas, o deputado diz que o Consulado "está a ter um enorme aumento de trabalho" devido à crescente entrada de portugueses no país, além do atendimento de cidadãos que vêm de outros países fronteiriços, mas tem "um número cada vez mais reduzido de funcionários, tendo uns partido para a reforma e outros pedido para sair devido à sua situação precária em termos laborais e salariais".

"É também já público que o consulado-geral ficará definitivamente sem um cônsul-geral, que será substituído por um diplomata que acumulará essas funções com as de número dois da Embaixada", indicou o deputado.

Pisco referiu também o aumento do desemprego entre os cidadãos portugueses, "que ronda os 35 por cento da população total" do Luxemburgo, como sendo uma situação que merece acompanhamento.

Estes problemas também já foram referidos pelo conselheiro do Conselho das Comunidades Portuguesas no Luxemburgo, Eduardo Dias, assim como pela Confederação da Comunidade Portuguesa no Luxemburgo (CCPL), na semana passada.

Sem comentários:

Enviar um comentário