sexta-feira, 13 de abril de 2012

Caixa Geral de Depósitos no Luxemburgo sofre desfalque de 3,5 milhões


A sucursal da Caixa Geral de Depósitos no Luxemburgo sofreu um desfalque de 3,5 milhões de euros. O caso está a ser investigado pela Procuradoria do Luxemburgo.

A sucursal da Caixa Geral de Depósitos (CGD) no Luxemburgo foi alvo de um desfalque, no último trimestre de 2011, no montante de 3,5 milhões de euros, avançou o jornal i na edição de ontem.

Ao jornal português, a CGD confirmou a ocorrência de uma "situação anormal" na sucursal no Grão-Ducado, que "está a ser objecto de investigação por parte das autoridades judiciais e policiais competentes a nível nacional e internacional", mas recusou confirmar aquele montante.

O POINT24 sabe que foi a própria CGD quem apresentou queixa por desvio de fundos na Procuradoria do Luxemburgo. O responsável do departamento de crimes económicos da Procuradoria, Jean-Paul Frising, confirmou ao POINT24 que a queixa foi registada já em Outubro do ano passado.

O banco apresentou queixa "por desvio de fundos, de um montante que ronda os dois ou três milhões de euros", confirmou Jean Paul-Frising a este jornal. Na queixa, o banco do Estado indica como suspeitos um indivíduo devidamente identificado e outro desconhecido.

Por detrás do desfalque poderá estar um antigo funcionário daquela sucursal, soube o POINT24 junto de fontes da CGD. Na sequência do desvio de fundos, um alto funcionário do banco terá mesmo sido "convidado a demitir-se", alegadamente por ter falhado os deveres de fiscalização dos funcionários na altura em que se deu o desfalque.

Uma informação que este jornal tentou confirmar junto dos responsáveis daquele banco, sem sucesso.

Até à hora do fecho desta edição, o POINT24 fez várias tentativas para ouvir os responsáveis da sucursal da CGD no Luxemburgo, mas recebeu como resposta a informação de que o director, Nuno Almeida, se encontrava reunido em Lisboa com os responsáveis do banco, e que estaria a ser preparado um comunicado oficial. Que não chegou até à hora do fecho deste jornal.

Ao i, os responsáveis do banco em Portugal garantiram que o desvio não lesou os clientes. "A Caixa procurou evitar que algum cliente fosse lesado com esta situação”, assegurou o porta-voz da CGD ao diário português.

Texto: Paula Telo Alves & José Luís Correia  
Foto: J.L.Correia
in Point24-edição portuguesa de 13/04/2012

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