sábado, 5 de maio de 2012

Free Your Stuff Luxembourg: Dar e receber não custa nada

Há pouco mais de um ano, foi criado um novo grupo no Facebook. E seria apenas mais um grupo no Facebook – não fosse o facto de lidar com a nossa vida diária, ter uma actividade frenética e cada vez maior número de membros. "Free your stuff Luxembourg" permite às pessoas trocar coisas de forma gratuita. Tão simples, e tão necessário. Em vésperas do "mercado grátis" que será o primeiro encontro desta comunidade original, o CONTACTO conta-lhe tudo sobre este grupo.
"PRECISO: garrafas de vidro". "DOU: relógio". No mural do grupo "Free Your Stuff Luxembourg" (FYS) no Facebook, surgem todos os dias mensagens como estas, por vezes às dezenas. E estas foram as duas últimas coisas que Annick Feipel ofereceu e recebeu através do grupo. "Fico com as garrafas de vidro em casa sempre que compro comida ou bebidas, não as atiro para o vidrão, porque nunca se sabe para o que podem ser úteis", explica com um sorriso. Neste caso havia alguém que precisava. E porque ela precisava de um relógio, não hesitou quando dias depois alguém ofereceu um.

É tão simples como: através do grupo as pessoas podem simplesmente oferecer ou pedir algo. O que quer que seja – desde que seja gratuito. E Annick, uma jovem designer gráfica, foi só uma das 3.700 pessoas que já se juntaram e que dão forma a esta ideia.

"O FYS tem sido muito útil até agora. Encontrei imensas coisas de que estava à procura e pude dar imensas coisas de que já não precisava. Dessa forma não tive de deitar nada fora", explica.

O processo não podia ser mais simples, para quem usa esta rede social: quando se procura algo de que se precisa, escreve-se "NEED" ("preciso"), seguido de uma pequena descrição; quando se oferece algo que não nos faz falta, escreve-se "GIVE" ("dou"), seguido da descrição e eventualmente uma foto. Através dos comentários ao post, os membros do grupo podem dizer que querem aquilo que é oferecido, ou que podem oferecer aquilo que é pedido. As duas pessoas trocam mensagens, combinam data e local de encontro – e as duas saem a ganhar.

A ideia é inspirada no Freecycle ( freecycle.org ), uma rede com mais de cinco mil grupos locais em todo o mundo, muito activos em cidades como Lisboa ou Porto, que são totalmente não-lucrativos e dinamizados por voluntários, e que também permitem dar e receber coisas através de listas de email.

No Luxemburgo, achou-se que fazê-lo através do Facebook era mais prático. E hoje o sucesso do FYS salta à vista.

Encontrar de tudo 


"Estava chocado pela quantidade de desperdício. Tinha de fazer algo rápido". Foi Radu Burtescu, um jovem romeno que veio para o Luxemburgo há quase dois anos, quem em Fevereiro do ano passado resolveu criar o FYS e desde então o tem dinamizado.

"Passado cerca de um ano, fico feliz ao pensar na quantidade de coisas que se salvou das lixeiras. Por saber que se desenvolveu uma plataforma que trabalha e promove valores fora do sistema capitalista. E fico muito feliz por cada vez que bebo um chá de ervas das chávenas japonesas que recebi através do grupo", conta bem-disposto.

"Pode-se encontrar absolutamente de tudo no Free Your Stuff, e pode-se pedir qualquer coisa que de outra forma teríamos de comprar com dinheiro." Há muito aparelhos electrónicos, mobílias, utensílios de cozinha, roupa... Há coisas impressionantes: como um piano ou uma bicicleta de montanha, em perfeitas condições. E há coisas caricatas: "Houve alguém que perdeu o cão e o encontrou através do grupo", conta Radu. "Uma vez alguém precisava simplesmente de alho ou cebola para preparar a refeição, e na verdade conseguiu!", lembra Annick.

No entanto, o grupo não serve só para coisas materiais. "Também pode ser usado por exemplo para ideias e para tarefas que precisam muitas pessoas", explica Radu. "Trata-se de recuperar o sentido de comunidade e de cooperação, longe do actual modelo individualista."

Como é totalmente aberto, é impossível conhecer todas as pessoas que usam o grupo, mas Radu garante que a diversidade é enorme. "Há pessoas que teriam o dinheiro para comprar as coisas que procuram, mas que assim escolhem não contribuir para os lucros dos grandes supermercados e para a poluição do planeta, pessoas que não têm dinheiro para comprar esses bens, e assim o poupam para comida e outras coisas essenciais, há estudantes e há muitas pessoas diferentes, com motivos igualmente diferentes." Annick confirma que o grupo "tem ajudado pessoas em dificuldade a obter coisas para as quais não tinham dinheiro".

É Radu quem, voluntariamente, trata de apagar mensagens que contenham interesse comercial ou spam, juntamente com alguns amigos. O grupo começou em inglês, mas hoje usa-se normalmente o luxemburguês, o alemão ou o francês: qualquer das línguas é aceite. Cada pessoa pode pedir para se juntar ao grupo e uma vez membro pode adicionar novos membros. Novas pessoas juntam-se todos os dias a esta comunidade virtual. E no próximo fim-de-semana, a comunidade vai por um dia sair da Internet e dos ecrãs do computador, para dar forma a um original evento público.

Um mercado grátis 


"Está na hora de celebrarmos este grupo, num grande dia FYS! Traz aquilo que quiseres dar de graça, ou leva algo de que precises de graça!"

Através do Facebook, está lançado o convite para o mercado grátis que vai ter lugar no domingo, 6 de Maio, no anexo de uma casa perto de Dudelange. "Não tens de trazer algo para levar algo. O mais importante de tudo: não há dinheiro, mantém tudo grátis!"

"É uma ideia de que já se falava entre membros do grupo há algum tempo e que finalmente ganha forma", explica Radu, enquanto confessa: "Estou curioso para saber como vai correr. O ideal será que as pessoas se envolvam, conversem, toquem música, organizem outros eventos... tudo isso enquanto olham à volta à procura de algo de que gostem."

"A ideia é finalmente conhecer as pessoas por trás deste grupo!", conta Annick, que também se juntou à organização do evento. "Vai ser possível dar e receber coisas, conviver, conversar sobre o grupo... E toda a gente pode contribuir: divulgando o evento, trazendo algo para comer, trazendo música."

Radu explica que viu muitas "lojas grátis" ("freeshops") nas suas viagens pela Europa: espaços onde cada um pode deixar aquilo de que não precisa e levar aquilo de que precisa, que existem sobretudo em comunidades, centros sociais e casas ocupadas. Ora, "nada disso existe no Luxemburgo". A ideia destes espaços é reaproveitar coisas que já não teriam uso e reduzir a participação no actual sistema capitalista, com toda a injustiça social e ambiental que ele envolve. Na prática, trata-se de algo que devia ser senso comum, mas que se torna cada vez mais raro nas sociedades consumistas.

Um mundo sem dinheiro?


"Tudo começa quando começas a viajar. Se fores de mochila às costas, percebes que é importante levar o mínimo de coisas na mochila – mas também percebes que podes levar menos, e que podes ser muito feliz com menos. Menos coisas a empatar os cantos da tua casa e da tua mente equivale a maior mobilidade de pensamento e de acção." É esta a filosofia que motivou Radu a criar o FYS.

"Há um incrível sentimento de satisfação aliado à dádiva. Pode até ser maior do que aquele que vem com o adquirir algo novo. E há um enorme sentimento de segurança vindo de saberes que não precisas de muito para viver feliz, e que podes tornar-te cada vez mais feliz tendo cada vez menos."

Ideias algo raras, num país em que, nas suas palavras, "o consumo é encorajado e elevado à condição de tradição, e promovido nos guias turísticos".

"É muito difícil no Luxemburgo não se pensar em dinheiro", concorda Annick. "Normalmente as pessoas podem comprar aquilo que querem, e também tendem a vender muita coisa, porque acham que têm sempre de receber dinheiro por algo que vão dar ou deitar fora. Mas o grupo está a provar o contrário. Acho que é importante para os luxemburgueses perderem esta mania do dinheiro. De forma a que os seres humanos se tornem mais importantes do que qualquer negócio ou qualquer coisa material."

Segundo estes jovens, através do FYS as pessoas também se inspiram e desafiam umas às outras para uma mudança de atitude. "O melhor do FYS é que conheces pessoas que provavelmente pensam da mesma forma que tu acerca do consumismo e do dinheiro. Na verdade começas a agir de uma nova forma, as pessoas tornam-se cada vez mais generosas", garante Annick.

Apesar de tudo, há ainda muita gente que utiliza o grupo para "postar" coisas que quer vender, ou pedir conselhos sobre onde comprar coisas. "É difícil para muita gente perceber que este grupo é livre de dinheiro", conclui Radu. "Mas uma vez que o percebam, talvez um dia possam também pensar num mundo livre de dinheiro!"

Endereço do grupo:
facebook.com/groups/freethestuff/
Mercado grátis "The really really free market", domingo, 6 de Maio, das 14h às 19h,no n°22, rue Baltzing, em Dudelange-Burange.

Foto e Texto: Francisco Pedro

Sem comentários:

Enviar um comentário