sábado, 2 de junho de 2012

Ilha do Fogo: Vulcão ainda está activo

Na cratera do Fogo surge a aldeia da Portela com cerca de 500 pessoas

A manhã é muito agitada no Aeródromo de S. Filipe, na Ilha do Fogo, em Cabo Verde. É aqui que chegam os passageiros dos voos inter-ilhas efectuados pela TACV (Transportes Aéreos de Cabo Verde) e que ficam na ilha, mas também aqueles que ainda vão apanhar o barco que os há-de levar à Brava, a mais pequena das ilhas habitadas de Cabo Verde, a vinte minutos de distância do Fogo.

A acrescentar aos passageiros das linhas regulares, o aeródromo de S. Filipe recebe ainda os turistas que em grupo fretam um pequeno avião e que chegam todos os dias para excursões à volta da Ilha.

A ilha foi buscar o seu nome ao vulcão que ainda está activo. A cratera tem aproximadamente 2.829 metros, e a caldeira estende-se por de 9 kms de diâmetro. A última erupção ocorreu em 1995 e na altura a lava ocupou cinco quilómetros quadrados.

As crianças esperam a chegada dos
turistas para venderem artesanato
Chega-se ao vulcão a partir de S. Filipe. Cerca de uma hora de caminho para percorrer mais ou menos 30 kms. A estrada é quase toda alcatroada e lá em cima, em plena cratera, encontra-se a aldeia da Portela, com cerca de 500 habitantes. É daqui que sai o famoso vinho do Fogo produzido por uma pequena cooperativa agrícola, financiada com dinheiros italianos.

À medida que os turistas vão chegando, as crianças aproximam-se para venderem as peças trabalhadas à mão e que reproduzem as antigas casas da ilha. Não importa se se paga em euros ou em escudos cabo-verdianos. Aqui aceita-se tudo.
Texto: DM

Sem comentários:

Enviar um comentário